A comunidade tradicional da praia do Bonete, no sul de Ilhabela, apresenta seu 1º Festival de Arte e Gastronomia. Os visitantes e moradores podem conferir a exposição de artesanato local e os pratos típicos até o dia 20 de dezembro. Os estabelecimentos identificados tem receitas especiais, que variam de R$ 15 a R$ 35.
O festival conta com a participação de diversos quiosques e restaurantes locais, que apresentam a culinária tradicional a base de ingredientes, como lula, peixes locais, a famosa taioba, entre outros.
O projeto visa promover o engajamento comunitário na realização de eventos e ações que estimulem a cultura e a busca de alternativas que aumentem a renda familiar, movimentando a economica local atribuindo o empreendedorismo, o protagonismo e o pertecimento aos moradores. Além de estimular a preservação da cultura caiçara através da transmissão dos saberes relacionados à gastronomia e arte.
A proposta surgiu a partir do projeto Somos Todos Ilhabela, com incentivo da Ong Anima e da Secretaria Municipal de Desenvovimento Social. “A arte e a culinária marcam traços essenciais de uma cultura, além de movimentar um amplo mercado turístico, gerar empregos e fortalecer a cultura local”, explicam os organizadores.