Intervenção artística convida público a sair da zona de conforto em Caraguá

Por Fernanda Veiga

O grupo Cia Uma realiza a intervenção artística  “10 minutos para você: uma performance afetiva”, nesta sexta-feirw (2), feriado de Finados. A apresentação acontece dentro do festival Litoral Encena, na Praça Cândido Mota, em Caraguatatuba, às 19h.

“Você tem 10 minutos para você?”, esse é  o convite  a participar do que chamam de “encontros afetivos” em espaços públicos. Durante 10 minutos, a performance convida um espectador para uma cadeira e nela realiza diversas ações voltadas exclusivamente para ele, ressaltando a importância da individualidade de cada um.

“A partir do momento que a pessoa se senta, ela será nosso público protagonista e todas as ações estarão voltadas a ela. Estaremos dessa forma radicalizando na exclusividade e criando um momento de atenção plena voltada à um só ser, ser esse que com toda certeza merece um olhar único. Teremos também uma outra camada de público, que estamos denominando de ‘público espectador’. Esses estarão assistindo as ações apresentadas ao público protagonista, sendo impactados pela ação e, quem sabe também, se encorajando a serem os próximos a sentarem-se na cadeira.”, afirma a produtora Aline Souza, que juntamente com a criadora e performer Milena inscreveu o projeto na Lei de Incentivo à  Cultura da cidade de Jacareí, pelo qual foi aprovado no início do ano e possibilitou as primeiras performances do projeto. O grupo já se apresentou também em São José dos Campos.

“Acreditamos na potência de uma ação artística afetando o cotidiano da cidade e mais do que isso, acreditamos no poder do encontro real. Chegar ao Litoral Norte com esta performance é uma alegria muito grande para o grupo, ainda mais como parte do Litoral Encena, festival reconhecido e querido na região. Estamos empolgados para encontrar com o público nesse ambiente tão acolhedor. Quando positivamente impactado por uma ação artística, este público pode representar um elemento multiplicador em sua comunidade e uma grande aliada no importante trabalho de formação de público. Este que é um dos mais intensos e árduos trabalhos, compartilhado entre artistas, poder público e privado.”, completa Aline Souza.

Serviço

“10 minutos para você: Uma performance afetiva” no Litoral Encena:
Data: 2 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h
Local: Praça Cândido Mota, Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *