Trabalhadores ameaçam paralisar serviço de travessia na véspera do feriado

Sindicato reivindica melhorias no atendimento oferecido pela Dersa 

O Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contra Mestres em Transportes Marítimos (Sindmestres) divulgou, nesta segunda-feira (8), um comunicado que alerta para a possibilidade de paralisação no serviço de travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela. Os trabalhadores reivindicam o acordo coletivo de trabalho com a Dersa.
 
Em nome dos comandantes e marinheiros, a entidade pede, entre outros, pagamento de salários de acordo com a tabela das categorias e acordos coletivos válidos com os sindicatos de cada categoria conforme previsto no edital para licitação dos serviços através da Dersa; cumprimento dos intervalos intrajornada conforme CLT – 15 minutos em 6 horas trabalhadas para café e 1 hora de almoço em 8 horas trabalhadas ou remunerar os intervalos; manutenção imediata das embarcações e do flutuante de llhabela visando a segurança dos funcionários e dos usuários; cadeiras para os comandantes – atualmente sentariam em barreiras ou bancos velhos e quebrados.
 
Também solicita fornecimento de uniformes, agasalhos e capas de chuva adequadas para todos; fornecimento de capacetes para os marinheiros de máquinas e óculos escuros para os marinheiros de convés; pagamento imediato de periculosidade de 30% sobre o salário base para todos conforme lei vigente. 

Neste quesito, o presidente do Sindicato, Valtger Martins Ramos, destaca que os trabalhadores transportam veículos inflamáveis, carros forte, carro de presidiários com polícia, lixo orgânico e hospitalar e poda, além do trabalho ser executado ao lado do Cais de Cargas Secas e do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar) onde ficam os navios petroleiros e oleoduto de petróleo.
 
A categoria tem um encontro agendado para esta quarta-feira (10). Dependendo do resultado da negociação, a operação deve acontecer no sistema “Tarataruga”, com apenas duas embarcações na ativa, em plena véspera do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida (12 de Outubro).

Atualmente são 150 trabalhadores, dos quais  entre 25 a 30 comandantes. A empresa que deve entrar no serviço é a BK, segundo Ramos.
 
Dersa
 
Em nota, a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A informou que até o momento não foi comunicada pelo sindicato da categoria sobre qualquer movimento de paralisação na Travessia São Sebastião/Ilhabela, que segue operando normalmente.
 
A Companhia irá notificar a empresa Internacional Marítima, que presta serviços de operação na Travessia, para que ela garanta o pleno funcionamento do serviço nos próximos dias, incluindo o feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *