Ônibus de turismo clandestinos são apreendidos em Maresias


Em uma operação montada para coibir o turismo clandestino de um dia, agentes da Prefeitura de São Sebastião fizeram a apreensão de cinco ônibus que estavam parados em uma área utilizada para estacionamento na praia de Maresias, na Costa Sul da cidade.

Equipes da Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito (Detraf) e da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) foram até o local onde constataram as irregularidades, entre elas, a falsificação dos documentos de autorização para a entrada na cidade.

Os cinco motoristas dos ônibus foram conduzidos para a delegacia de Boiçucanga, também na Costa Sul, onde prestaram depoimentos e foram liberados em seguida. Os turistas, cerca de 200, vindos de vários bairros da capital paulista, permaneceram na praia de Maresias.  

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Emerson Elias, as equipes da Prefeitura começaram a operação ainda na madrugada deste domingo (30). 

“Com a constatação da irregularidade o proprietário da área poderá responder por falsificação de documento público e a equipe do setor de Posturas lacrou a área para que não seja novamente utilizada para o mesmo fim”, explicou Elias.

Há alguns meses a Associação de Amigos do Bairro de Maresias (Somar), vinha denunciando o uso do do estacionamento para abrigar ônibus que trazem turistas de um dia. 

Na minha opinião foi perfeita a atuação da prefeitura em relação aos ônibus”, disse o presidente da Somar, Eliseu Pires Arantes. Ele destaca que esse era um anseio da comunidade e não é o tipo de turismo que se quer para a praia mais conhecida de São Sebastião.

No grupo do bairro nas redes sociais, todo final de semana eram colocadas fotos da situação da praia, do lixo deixado pelos usuários.

Em São Sebastião o turismo de um dia só é permitido mediante a autorização prévia da Secretaria Municipal de Turismo. Para obter a autorização, a pessoa precisa preencher um formulário, enviar o comprovante de depósito para que possa ser emitida a autorização. 

Atualmente, a única praia destinada para este tipo de turismo é a Praia Grande, onde fica o Balneário dos Trabalhadores, na região central.

Serviço

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 do Centro de Operações Integradas (COI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *