São Sebastião fica em 1º lugar no Prêmio Estadual de Saúde Bucal

A rede de municipal conta com 44 cirurgiões dentistas, 34 auxiliares de saúde bucal e três protéticos

Equipe atendeu mais de 100 mil pessoas desde 2017 (Foto: PMSS/ Divulgação)


São Sebastião garantiu o 1º lugar no Prêmio Estadual de Saúde Bucal relativo às ações de 2017. Hoje, a rede municipal conta com 44 cirurgiões dentistas, 34 auxiliares de saúde bucal e três protéticos. Desde o início de 2017 até agora 102.700 mil pessoas foram atendidas no município.

A cidade foi selecionada entre 43 inscritas  na categoria de 50.001 a 300 mil habitantes. O resultado foi divulgado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) na semana passada e agora, a cidade concorre ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. 

O prêmio, dividido em três categorias, de acordo como o número de habitantes das cidades, enfatizou a promoção de políticas públicas de São Sebastião voltadas para a saúde bucal da população. Foram avaliados critérios como financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

Uma das ações de destaque foi a fluoretação da água, na qual a água de abastecimento público serve como veículo para o flúor, elemento químico presente no ambiente, que no nível recomendado, ajuda a proteger a formação de esmalte e a prevenir a cárie.

São Paulo também está sendo representado na etapa nacional pelas cidades de Serra Negra (até 50 mil habitantes) e Diadema (acima de 300 mil). Na edição de 2018 a premiação final será uma cadeira odontológica com equipamento completo. Em novembro, o CRO-SP fará uma cerimônia na Casa da Odontologia Paulista, na qual todos os municípios participantes serão homenageados.

Rede de Saúde Bucal

Os profissionais da saúde bucal atendem em 22 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) e nos dois Centros de Especialidades Odontológicas; quatro unidades de urgência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, e outras três unidades no Canto do Mar, Morro do Abrigo e Boiçucanga; três equipes de prevenção, que fazem escovação e aplicação de flúor em escolas e centros comunitários. Há também serviço de odontologia hospitalar, nos leitos do hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *