Litoral Norte ganha novas unidades para salvamento de animais marinhos

Centro de Reabilitação e Despetrolização é inaugurado em Ubatuba e Centro de Estabilização, em São Sebastião

Instalações são ampliadas em Ubatuba (Foto: Nova Imprensa)


Por Fernanda Veiga

As cidades de Ubatuba e São Sebastião ganham nesta semana dois novos pontos para salvamento de animais marinhos. Com isso, as espécies  debilitadas e resgatadas na região ganham mais uma chance de sobrevivência. As ações estão ligadas às exigências do governo federal para exploração de minérios pela Petrobras.

Ubatuba

A cidade de Ubatuba inaugurou, na última terça-feira (14), o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, estrutura que já existe em algumas cidades e que no litoral norte será executada pelo  Instituto Argonauta.

 A construção foi feita através do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos, em contrato celebrado entre a Petrobras e a Univali, com participação de outras instituições integrantes da Rede de Encalhes e integra o projeto de monitoramento que atende às condicionantes do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no pré-sal da Bacia de Santos desde Ubatuba até Laguna, em Santa Catarina, conduzido pelo Ibama, conforme explica Carla Beatriz, Coordenadora do PMP no Instituto Argonauta.O projeto possui parceria com 11 instituições ligadas ao meio ambiente em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

As instalações estão preparadas para receber  pinguins e aves diversas,  leões/lobos-marinhos e golfinhos, contando com piscinas para os animais, ambulatório, salas de estabilização e despetrolização (caso sejam atendidos animais vítimas de derrame de óleo), internação e isolamento, laboratório de análises clínicas, sala de necropsia, cozinha para preparação de alimentos para animais e área administrativa.

Ao encontrar animais marinhos feridos ou mortos, a orientação é manter distância deles e acionar o projeto de monitoramento por meio do telefone 0800 642 3341. O Centro de Reabilitação não será aberto para visitação.

São Sebastião

Já em São Sebastião, a Prefeitura juntamente com o Instituto Argonauta inaugura nesta quinta-feira (16) uma base de estabilização de animais marinhos. Segundo o Instituto, a base servirá como uma espécie de “Pronto Socorro” para os animais resgatados. O projeto, que faz parte do monitoramento de praias da Bacia de Santos fará a estabilização dos animais marinhos atendidos pelo instituto.

O evento de abertura da base acontece, a partir das 10h, na Praia Grande onde está localizado o Balneário dos Trabalhadores, na região central da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *