Festival do Camarão recomeça com mais gastronomia e cultura

Somente na primeira semana 165 músicos passaram pelo palco

Recinto lotado na Avenida da Praia (Foto: JC Curtis/Fundacc)


A segunda semana do 21º Festival do Camarão tem início nesta quinta-feira (19), a partir das 11h com muito mais atração e gastronomia à base do crustáceo. A movimentação foi grande na semana anterior e a expectativa é que agora a festa atinja o seu ápice. 

Camarão limpo, camarão sem cabeça, camarão branco. Pratos preparados com esses produtos são sucesso no festival, sendo que a média comercializada em cada barraca foi de 300 quilos. Também não faltaram pedidos de mandioca e a novidade da festa, a batata-frita e ela como acompanhamento.

Mas como o festival não é só comida, as atrações musicais trazem números impressionantes. Somente na primeira semana 165 músicos passaram pelo palco montado na festa. Para os próximos quatro dias são estão agendados mais 110 artistas, um total de 275, sendo 90% de profissionais locais e da região.

Corrida de Canoa

No domingo (22), a partir das 9h, tem a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, na Praia do Centro de Caraguatatuba. A atividade reúne canoeiros de todas as idades e cidades do Litoral Norte, com premiação para todos os participantes. Este ano, a estimativa é que o número de pessoas na água supere o do ano passado.

As inscrições para o torneio são gratuitas e podem ser realizadas por qualquer pessoa, munida de um documento com foto no dia da prova, até 30 minutos antes do início da largada. Quem não tiver canoa pode participar das baterias com as embarcações que serão cedidas pela Fundacc.

O Festival

O Festival do Camarão é realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. 

Criado em 1998, com o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, o Festival do Camarão reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais, de registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.

Nesta semana o Festival do Camarão vai de 19 a 22, na Praça da Cultura, na Avenida da Praia, no Centro. 

Confira a programação da semana


Dia 19/07  
20h: Bruno Carvalho 
22h: Banda Resilien com participação especial de Mara Amaral

Dia 20/07  
19h30: Tikinho + Trio
22h: Simplicidade S.A.Coincidência + Nosso Jeito + Iago 

Dia 21/07
13h: Clube do Choro
15h: Gerard Sher
19h: Orquestra Popular de Ilhabela
21h: Sr. Bamba
23h30: The Frank’s

Dia 22/07
        09h: Corrida de Canoas
13h: Charles Mássimo e Marcio
15h: Camerata de Cordas da Fundacc
19h30: Bichos da Costeira
22h: Tribo Caiçara

Mais atrações

Rancho Caiçara, Tenda das Artes, Espaço das Memórias, Espaço Cambuci, Meio Ambiente, Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *