Cerca de 2 toneladas de peixe foram apreendidas na noite de quarta-feira (11) durante patrulhamento da Polícia Ambiental na Ilha do Mar Virado, em Ubatuba. No local estavam 14 pescadores, sendo que apenas um tinha carteira vigente, mas estava vencida.
A ação ocorreu quando equipe da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental marítimo do 3° Batalhão patrulhava nas imediações e flagraram uma embarcação pesqueira do tipo traineira onde era feita a pesca pelo método de cerco em profundidade de 13 metros. Esse tipo de ação contraria a legislação vigente.
De acordo com a Ambiental, durante a abordagem e fiscalização foi constatado que apenas um dos 14 tripulantes da embarcação possuía a carteira de pescador, porém, estava vencida. Já os outros não possuíam carteira de pesca.
A embarcação foi escoltada até o píer público do Saco da Ribeira e cada tripulante foi autuado em R$ 81,4 mil, cerca de R$ 1,1 milhão e todos responderão em liberdade por crime ambiental.
Todo o pescado apreendido, duas toneladas de carapau, peixe de pequeno tamanho da família carangidae, foi doado para a Prefeitura de Caraguatatuba e, posteriormente, distribuído a instituições beneficentes da região.
A embarcação e petrechos utilizados na pesca irregular e predatória foram apreendidos.