Uma mega operação deflagrada pela Polícia Militar Ambiental nos dias 21 e 22 de março culminou com a prisão de cinco pessoas, várias apreensões e a aplicação de mais de R$ 20,6 mil em multas.
A operação “Litoral Norte” foi realizada no interior do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, em Ubatuba e Parque Estadual da Ilhabela. Foram empregados 27 policiais e utilizadas nove viaturas.
De acordo com os dados da Ambiental, foram apreendidos oito pássaros silvestres, sete armas de fogo, uma espingarda de pressão, um simulacro apreendido, 92 cartuchos e seis quilos de carne de animal silvestre.
Também foram registrados quatro autos de infração ambiental de fauna e três de flora, além de 1.840 metros quadrados de área embargada e 15 propriedades rurais fiscalizadas. Durante a operação, foram abordadas 42 pessoas e vistoriados 18 veículos.
Os policiais ambientais ainda realizaram seis bloqueios e nove trilhas em Unidades de Conservação.
De acordo com o comando da Polícia Ambiental, os cinco autuados foram encaminhados para a Delegacia de Policia onde permaneceram à disposição da justiça e as aves levadas para o Instituto Animália.