A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) comemora em dezembro 25 anos de existência. Como parte da celebração, a entidade organiza um evento nesta sexta-feira (8), com peças de teatro, espetáculos de dança e encerramento da banda Fresno. O encontro será na Praça da Cultura (Avenida da Praia – Centro), a partir das 15h.
Segundo a Fundacc, as apresentações representam o legado da fundação na cidade de Caraguá nas últimas duas décadas e meia. Além disso, haverá também exposições de projetos de alunos das Oficinas Culturais.
Dando continuidade às comemorações, no dia 14, às 20h, o teatro Mario Covas recebe o espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos”, por meio Programa de Ação Cultural -ProAc, do governo do Estado, de forma gratuita. Já no sábado, dia 15, o Corpo de Baile de Caraguatatuba, apresenta ‘Colheita’, também com entrada franca.
História
O surgimento da Fundacc se deu pela Lei Municipal 282, de 30 de Dezembro de 1992, autorizada pelo então prefeito de Caraguatatuba, José Dias Paes Lima. De acordo com o Artigo 2º da Lei, compete à Fundacc “formular políticas culturais no município, patrocinando atividades artísticas e visando um maior acesso da população aos bens culturais”.
Sua efetiva implantação se deu em janeiro de 1993, já na gestão do prefeito José Sidney Trombini, com exposições artísticas de cerâmica, fotografia e artesanatos regionais, valorizando a arte local, e promovendo a recuperação do Carnaval de Rua.
Seu primeiro presidente foi Pedro Norberto dos Santos, entre os anos de 1993 e 1996. Desde então, mais nove nomes passaram pela presidência da fundação, entre interinos, efetivos e intervencionistas, sendo Silmara Mattiazzo a atual presidente.
Além das Oficinas Culturais, estão sob a responsabilidade da Fundacc a Fonte Luminosa, o Chafariz e o Relógio do Sol, todos localizados na Praça Dr. Cândido Motta, junto com a Palmeira Imperial localizada no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos.
Neste Polo ficam o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), Praça do Caiçara e a Videoteca Lúcio Braun. Junto à sede da Fundacc estão a Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt” e a Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada”, o Auditório “Maristela de Oliveira” e o Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”. O teatro Mario Covas é outro núcleo da fundação.
A Fundacc oferece, atualmente, 36 modalidades nas áreas de Artes Plásticas, Artesanato, Teatro, Literatura, Folclore e Tradições Populares, Dança, Música, Cine-Foto-Vídeo, em oito espaços Conta, ainda, com 69 artistas orientadores que atendem 482 turmas nas unidades da Fundacc, um total de 6 mil aprendizes.