Caraguá espera 50 mil visitantes para Festival do Camarão a partir desta quarta (12)

O 20º Festival do Camarão de Caraguatatuba deve receber mais de 50 mil pessoas e comercializar mais de seis toneladas do crustáceo nos cinco dias de festa. O evento acontece entre os dias 12 e 16 de julho na Praça da Cultura, no Centro, e conta com uma instalação de 9 mil m² de área total para a praça de alimentação e exposição de artesanato local.

Criado em 1998 com o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, o Festival do Camarão reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais.

Nesta edição serão 20 barracas, onde os pescadores poderão vender porções e espetos de camarão rosa e sete-barba, porção de mandioca, porção de peixe frito, além de dois salgados à base de camarão previamente determinados e aprovados. Há, ainda, as barracas de doces.

O evento é organizado pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), junto com a Prefeitura e a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro.

Haverá também a tradicional produção de farinha de mandioca (Foto: JC Curtis/ Fundacc)

Artesanato e Folclore

Na Tenda de Artes, formada por seis estandes, será aberto espaço para 30 profissionais e convidados que trabalham com o artesanato identitário como forma de prestigiar o caiçara que busca manter a tradição do seu trabalho.

Para os apaixonados pela cultura caiçara haverá, ainda, apresentações tradicionais como Puxada de Rede, Samba de Roda, Festival e Corrida de Canoa Caiçara, Maracatu e Roda de Capoeira.

Homenagem

Este ano, a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro escolheu como homenageado da festa o pescador Ivens Roberto de Assis, 45 anos, sendo que desde os 12 ele se dedica à profissão.

Música

Nesta edição, a programação musical também será variada para atender todos os gostos.  A presença certeira fica por conta da dupla Anna & Saulo que está fazendo maior sucesso na internet. Os dois se tornaram conhecidos do público pelas mashups (músicas criadas a partir da mistura de duas ou mais canções existentes) gravadas.

Programação

Dia 12, quarta-feira
Banda Carlos Gomes às 18h
Tikinho e Banda (MPB) às 20h
Sr. Bamba às 22h

Dia 13, quinta-feira
Luana Mascari (MPB) às 13h50
Orquestra Popular de Ilhabela às 20h
Banda D2 e Irlan Fidelis às 22h

Dia 14, sexta-feira
Banda Revolusom às 13h50
Banda Lira Padre Anchieta às 19h
Bichos da Costeira às 20h
Feira Livre às 22h

Dia 15, sábado
Camerata de Cordas Fundacc às 12h
Clube do Choro de Caraguá às 14h
Zé Maria (Folclore) às 15h
Orquestra Popular de Caraguá às 19h
Mara Amaral (MPB) às 20h
Anna e Saulo às 22h

Dia 16, domingo
Banda Marcial de Caraguá às 12h
Zé Maria (Folclore) às 14h
Irlan Fidelis às 18h
Sabrina Cella às 20h
Guilherme Martinez às 21h
Tribo Caiçara às 22h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *