Vai começar nesta quinta-feira (8) o Curso de Defesa Pessoal para Mulher, promovido pela Coordenadoria Municipal da Mulher, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM). As interessadas devem se inscrever pelo telefone 3892-2844. Não há limite de vagas.
As atividades serão desenvolvidas no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia, toda quinta-feira, das 18h às 20h.
O curso terá aulas práticas e teóricas ministradas pelos GCM Rodrigo Sales, faixa preta em jiu-jitsu e hapkido, e pelo GCM Gustavo Caprioti, faixa roxa em jiu-jitsu e marrom em hapkido. Os professores possuem experiência em dar aulas de defesa pessoal para Policiais Militares e Guarda Patrimonial.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Edgar Celestino, o curso é para todo o público feminino que queira participar, mas o foco são as mulheres que já foram vítimas de violência doméstica, e que são amparadas pela Patrulha Maria da Penha, uma divisão especializada da GCM que conta com uma viatura própria.
“Não é um curso que ensina apenas a bater e a ‘dar porrada’, ele tem palestras e indicações de como identificar o agressor, como conversar, uma série de coisas. Ele já foi oferecido no Dia da Mulher e teve bastante sucesso”, disse o comandante.