Psicólogos iniciam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Ilha

Os psicólogos da rede pública de Ilhabela passam a atender nas Unidades Básicas de Saúde (BBS) nos bairros da Água Branca, Vila, Costa Sul e Barra Velha. Quatro profissionais serão disponilizados para descentralizar o serviço, anteriormente feito apenas no Centro de Especialidades da Vila.

Compondo um conjunto de ações, dentro do um novo plano estratégico de Saúde Mental, a inserção do psicólogo nas unidades tem o objetivo de identificar precocemente problemas em potenciais usuários de drogas, dependentes químicos, psicóticos e neuróticos, a fim de inibir a evolução desses problemas e proporcionar o bem-estar das famílias.

Para a Coordenadora de Saúde Mental de Ilhabela, Marcela Fink, este trabalho é fundamental para a comunidade, além de ser uma nova forma de ofertar os serviços de referência na saúde pública. “Os psicólogos conseguirão de forma preventiva saber das necessidades dos pacientes de cada unidade, trazendo o atendimento mais próximo do munícipe”.

O serviço já está introduzido nas unidades. Para o secretário de saúde, Marco Antônio Gênova, as ações de reorganização da saúde em Ilhabela continuam. “Queremos diminuir a demanda, e que o cidadão não precise se deslocar tanto para um atendimento. As pessoas preferem ser atendidas perto de suas casas”, aponta Gênova, defendendo a descentralização do atendimento.

Confira a relação dos psicólogos em cada UBS

UBS Água Branca / UBS Perequê: Lucila Sidk Valentim
UBS Vila / UBS Armação / UBS Itaquanduba: Rosângela Acêncio de Oliveira Cardial
UBS Costa Sul: Cláudia Paula Santos
UBS Barra Velha / UBS Alto da Barra: Wdssia Rubeghna Figueiredo de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *