Festa de São Sebastião do Bonete celebra tradição em Ubatuba

A tradicional Festa de São Sebastião do Bonete de Ubatuba acontece neste sábado (21/1), na praia Grande do Bonete, localizada na região sul da cidade. Neste ano, a festividade, que está em sua 169º edição, inclui diferentes atrações musicais e culturais na programação.

Considerada uma das antigas do município, a festa, em que a comunidade celebra o dia de seu padroeiro, São Sebastião, terá também a tradicional corrida de canoa caiçara, nas categorias masculino e feminino.

Além de celebrar a tradição caiçara, o evento promete agitar o fim de semana e atrair mutios visitantes para conferir a festa e as belezas naturais de uma das praias mais preservadas de Ubatuba.

A festa é organizada pela Associação Catifó, que reúne os moradores caiçaras da comunidade. O evento também conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba por meio da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), do Projeto Tamar e da Runner SP.

Tradição

Segundo Claudineia de Jesus, conhecida como Claudinha e atual presidente da Catifó, a festa é uma oportunidade de conhecer a cultura caiçara e se divertir em uma das mais belas praias da cidade.

“Temos muito prazer em celebrar o nosso padroeiro, mas também de manter viva e pulsante a cultura caiçara em nossa região, para que as novas gerações não percam a essência do nosso povo. Aproveito para convidar a todos para se divertirem conosco vindo participar da festa”, sugere Claudineia

Como chegar

A praia Grande do Bonete está situada na região da Lagoinha e o acesso se faz por trilha ou via mar. Por trilha, recomenda-se a contratação de um guia de turismo para o seu passeio ficar mais rico e divertido. Já o traslado via mar é feito pelos barqueiros do Bonete. A viagem leva em média 15 minutos e custa R$ 50,00 para até 6 pessoas em média por embarcação.

Programação

13h – Edinho Abdusom Eletroacustico
15h – Soltura de Tartaruga com o Projeto Tamar
16h – 3ª Corrida Kids na Areia
17h – 15ª Corrida de Canoa Caiçara do Bonete

*Categorias
1 remo masculino
2 remos masculino
2 remos feminino

20h – Encerramento da Novena
21h –  Cantoria de Reis
21h – Grupo Concertada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *