Polícia Militar inicia Operação Verão com mais de 700 homens

Mesmo com pedido de prefeitos eleitos, reforço termina antes do Carnaval
Policiais começam a trabalhar amanhã (Foto: Divulgação)

Por Mara Cirino

Teve início nesta segunda-feira (19/12) a Operação Verão 2016/2017 realizada pela Polícia Militar em todo o Litoral Norte. São 702 novos policiais militares que vão para as ruas a partir de amanhã para reforçar os trabalhos dos 402 homens que já atuam nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. 

Mas diferente do que seria a vontade de alguns prefeitos eleitos que assumem a partir de 1º de janeiro, de estender o reforço até o Carnaval, em 28 de fevereiro, o comando da PM na região confirmou que a operação será encerrada no dia 5 de fevereiro.

Considerada uma das cidades mais violentas do Estado de São Paulo, o prefeito eleito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar Junior (PMDB), comentou que seu vice, Eugênio de Campos Junior chegou a conversar com a PM sobre a possibilidade de estender a permanência dos homens até o final do mês de fevereiro quando se comemora o Carnaval, mas a nota enviada pelo comando confirma o reforço até o começo do mês.

Além do reforço humano, a Polícia Militar contará ainda com o apoio de mais 78 viaturas, dentre elas, as Equipes de Força Tática, motos da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motos (Rocam), policiamento com bicicletas, Bases Comunitárias de Segurança Móvel e Rádio Patrulhamento de área. 

De acordo com a PM, também confirmado apoio de Batalhões especializados como o Batalhão de Trânsito de São Paulo, Batalhão de Policiamento Ambiental, Batalhão de Policiamento Rodoviário e o Batalhão de Ações Especiais de São José dos Campos (BAEP), que vão atuar somando esforços ao 20º Batalhão de Policiamento do Interior, que também contará com a presença de pelo menos dois helicópteros do Grupamento Aéreo das bases de São Paulo e São José dos Campos que devem ficar no aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba.

Neste período, os policiais do reforço ficarão alojados em escolas, hotéis e colônias da região, com alimentação custeada pelos respectivos municípios.

Ainda de acordo com o Comando da PM, durante toda a operação haverá mais ações policiais a serem realizadas, principalmente por ocasião de shows e eventos típicos, bem como uma intensificação na fiscalização de trânsito, inclusive com o uso de etilômetros (bafômetro), para autuar motoristas que forem surpreendidos dirigindo sob efeito de álcool.

A Polícia Militar orienta que em caso de emergência a população pode ligar para o telefone 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *