FOTO EM FOCO: Retratos Caiçaras

O retrato é um dos segmentos mais nobres da fotografia. É bastante conhecida a ideia de que o retrato bem elaborado revela a alma do retratado. Portanto, sem dúvida, ele exige do fotógrafo, grande perícia e sensibilidade.


Hoje, com a absurda popularização do ato de fotografar, seria de se esperar que bons retratos fossem comuns, mas o que vemos, infelizmente, é o contrário. Somos sepultados por uma avalanche de imagens medíocres que, longe de exibirem a alma do retratado, a desrespeitam. É uma pena que, até mesmo em nossa região, com tantos jornais e revistas produzidos localmente, não haja qualquer publicação que atente com a merecida seriedade para a importância de publicar retratos de qualidade. A grande maioria das fotos é feita de maneira amadora, no modo automático da câmara e, em geral, em equipamentos ruins, valendo-se o fotógrafo de enquadramentos mal feitos, sem qualquer criatividade. No colunismo social usa-se e abusa-se do flash, fazendo fotos superexpostas das pessoas e transformando-as em assombrações de olhos avermelhados.


A Foto em Foco tem particular carinho pelo tema e para fechar o ano, celebrando a beleza da vida no olhar, no sorriso ou mesmo, na melancolia da postura de gente próxima a nós, estampa uma seleção de retratos de moradores de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba. Alguns, serão prontamente reconhecidos por serem figuras populares e outros, seguramente não, por serem mais recatados. De qualquer modo, são todos muito especiais e assim marcam presença na série “Retratos Caiçaras”. 

Por Márcio Pannunzio






































Quer conhecer todas as colunas Foto em Foco já
publicadas por Márcio Pannunzio no Nova Imprensa?



*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com

  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *