O retrato é um dos segmentos mais nobres da fotografia. É bastante conhecida a ideia de que o retrato bem elaborado revela a alma do retratado. Portanto, sem dúvida, ele exige do fotógrafo, grande perícia e sensibilidade.
Hoje, com a absurda popularização do ato de fotografar, seria de se esperar que bons retratos fossem comuns, mas o que vemos, infelizmente, é o contrário. Somos sepultados por uma avalanche de imagens medíocres que, longe de exibirem a alma do retratado, a desrespeitam. É uma pena que, até mesmo em nossa região, com tantos jornais e revistas produzidos localmente, não haja qualquer publicação que atente com a merecida seriedade para a importância de publicar retratos de qualidade. A grande maioria das fotos é feita de maneira amadora, no modo automático da câmara e, em geral, em equipamentos ruins, valendo-se o fotógrafo de enquadramentos mal feitos, sem qualquer criatividade. No colunismo social usa-se e abusa-se do flash, fazendo fotos superexpostas das pessoas e transformando-as em assombrações de olhos avermelhados.
*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com