Caraguá oferece terapias alternativas para bebês

Massagem shantala, banho de ofurô, hidrobaby e outras atividades podem ser feitas por mães de filhos

A massagem para bebês traz relaxamento e vínculo com a mãe (Foto: Divulgação)



Atividades como hidrobaby, banho de ofurô e shantala (massagem para bebês) estão sendo desenvolvidas junto às mamães de Caraguatatuba e seus filhos. O projeto é voltado para melhorar a saúde das crianças e oferecidos pelas equipes das Secretarias de Saúde e de Esportes e Recreação da cidade.


A hidrobaby é uma atividade que favorece o relaxamento e o desenvolvimento dos bebês. As aulas acontecem no Centro Integrado de Atividades Sócio-Educativas(Ciase) do Sumaré. Já o shantala ajuda a criar e desenvolver o vínculo da mãe com seu filho e é muito importante para o desenvolvimento da criança. O banho de ofurô para bebês também é importante neste sentido. Crianças a partir de 1 mês de vida já podem utilizar esse terapia. As reuniões acontecem às sextas-feiras, 16h, no Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e às sextas, 9h, na UBS do Porto Novo.

O projeto da Secretaria de Saúde conta com diversas atividades visando à saúde e o bem estar da família, como a de incentivo à amamentação e outros projetos de apoio de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, no Ceami.

Há também “A Hora da Papinha”, toda 1ª segunda-feira do mês, às 15h30, onde responsáveis por crianças menores de quatro meses recebem orientação para a introdução da papinha em crianças a partir de seis meses de vida, conforme alimentação saudável estipulada pelo Ministério da Saúde. E no curso de gestante, toda quinta-feira, às 15h30, futuras mamães ou casais recebem orientações para o desenvolvimento da gestação e cuidados com recém-nascidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *