Ubatuba promove agradecimento a profissionais do Programa Mais Médicos

Dos 25 profissionais que atuam na cidade, 11 estão vinculados ao projeto; Município aguarda retorno sobre o vencimento do contrato de três médicos
Os médicos cubanos Ramiro e Elaine integram o programa (Foto: Divulgação)
Ubatuba promoveu, na última quarta-feira (22), uma cerimônia de agradecimento pela atuação dos profissionais do Programa Mais Médicos na cidade. O  evento marcou também a despedida das médicas Elaine Turruellas Pedrayes e Rhode Susell Yera Pompa e do médico Ramiro Ventura Ruz Rojas, todos de Cuba, cujos contratos terminam no final do mês. Ainda não há retorno do Ministério da Saúde em relação ao envio de novos profissionais para substituir esses médicos.

A Secretária de Saúde, Creuza dos Santos, destacou a importância do programa para Ubatuba, que garante 11 profissionais para a cidade e o atendimento médico a 94% da população: “Ubatuba é um retrato do Brasil. Ainda não temos no país formação de profissionais em número suficiente e, entre aqueles que se formam, poucos estão interessados em trabalhar na medicina preventiva, com saúde da família”.
Programa em Ubatuba
Criado em 2013, o programa Mais Médicos tem por objetivo ajudar municípios nas negociações com profissionais da medicina, que exigem salários muito altos e impõem muitas condições para realizar o atendimento junto às comunidades de regiões mais isoladas e de difícil acesso.
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, a assinatura de contrato  com o giverno federal foi uma das ações fundamentais para organizar o Sistema Único de Saúde na cidade. Atualmente, 11 dos 25 médicos que compõem as equipes de estratégia de saúde da família (ESF) de Ubatuba são vinculados ao programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *