São Sebastião inicia elaboração do Plano Municipal de Cultura nesta sexta (10)

Evento será no Teatro Municipal com representante do Ministério da Cultura para falar sobre o tema


Nesta sexta-feira (10), às 18h, o Teatro Municipal de São Sebastião recebe o lançamento oficial do Processo de Elaboração do Plano Municipal de Cultura. É o momento onde os sebastianenses irão conhecer as formas de opinar na Cultura dos próximos 10 anos. O evento é aberto ao público.


Este plano obedece diretrizes nacionais e integra o Sistema Nacional de Cultura. O evento é dividido em duas partes: a primeira é para esclarecimentos sobre o processo democrático de elaboração do documento e oficializar a ação. Já a segunda parte é um palco aberto aos artistas de São Sebastião que se cadastraram para apresentações, que traz dança, teatro, música, capoeira, maracatu e ciranda.


Ainda na primeira parte do evento, terá a presença das autoridades municipais e do representante do Ministério da Cultura (MinC), Henry Durant, que fará uma palestra sobre o Plano Municipal de Cultura. Em seguida,  Carmem Prado, artesã e membro no Conselho Municipal de Políticas Culturais, vai explicar as etapas de desenvolvimento do plano em São Sebastião.


O evento também terá exposição de obras de artistas plásticos e artesãos de São Sebastião. 


Plano Municipal de Cultura


Com o objetivo de garantir a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural, diversos municípios do Brasil desenvolvem os Planos Municipais de Cultura. O documento, elaborado a partir dos anseios e necessidades da população, traz objetivos, diretrizes, estratégias e metas para orientar o poder público na execução das políticas culturais dos próximos 10 anos.


Todo o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura é organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que é composto por 20 representantes do setor público e 20 representantes da sociedade civil (artistas e agentes culturais). O conselho é parte do Sistema Municipal de Cultura, instituído pela Lei 2217/2012. 


Serviço: O Teatro Municipal de São Sebastião fica à avenida Dr. Altino Arantes, 2, na Rua da Praia, Centro Histórico da cidade. Mais informações pelo www.facebook.com/PlanoDeCulturaSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *