Índios Kariri Xocó, de Alagoas, visitam escolas no LN

A tribo apresenta pinturas, danças e cantos tradicionais para crianças
Kariri Xocós apresentam sua cultura na cidade de Caraguá (Foto: Divulgação)

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Índio (19 de abril), integrantes da tribo Kariri Xocó, cuja aldeia fica em Porto Real do Colégio, no estado de Alagoas, visitam escolas em Caraguatatuba. O cacique Tarwanã e os índios Tawrã (mestre do canto), Kawry (pequeno guerreiro) e Kawrã (filho da natureza) estão na cidade para intercâmbio cultural com as crianças de escolas escolas municipais e particulares.

Nesta sexta-feira (29), os indígenas foram à EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê Mirim) para um encontro com alunos do 6º ano. A tribo apresentou a dança da caça, a dança do casamento e cantos entoados antes das cerimônias. Munidos de chocalhos, arco e flecha e pintura corporal os convidados também responderam às perguntas dos alunos.

O aluno Francisco Manoel Oliveira Santos disse que seu bisavô era índio e quis saber como é viver em um a tribo. O cacique falou que foi uma pena que houve poluição dos rios e desmatamentos. “Antes disso era muito melhor, porque não precisávamos sair das nossas terras para ganhar dinheiro e sobreviver”, declarou.

Cacique conta histórias e cânticos para alunos (Foto: Divulgação)
A língua nativa da tribo é do tronco Macrogê e a pequena Ana Beatriz de Souza, 8 anos, quis saber como eles aprenderam a falar o português. O chefe disse que todos tiveram que estudar muito.

Próximas datas

Na terça-feira (3) os índios estarão na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga). Também já estiveram na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca) e na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no CIDE Centro (Tinga).

Os representantes dos Kariri Xocó ficam até o final de maio, no município. Os interessados em apresentações podem entrar em contato pelo número (12) 98183-6625.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *