Incêndio atinge comunidade isolada de Ilhabela

Fogo começou na manhã deste domingo (10), na praia do Bonete, e nenhuma unidade de socorro esteve no local até o momento

Fogo começou por volta das 11h e alastrou por todo o morro (Foto: Nova Imprensa)



Um incêndio atingiu o morro do Guatambú, que cerca a comunidade tradicional da praia do Bonete, no sul de Ilhabela, neste domingo (10). O fogo atingiu boa parte de mata preservada e, dado o difícil acesso ao povoado, nenhuma unidade de socorro chegou ao local até o momento.


O acidente começou por volta das 11h e seguiu até o final do dia, quando foi abrandado naturalmente. “A sorte é que não tem ventado muito nos últimos dias, se não o estrago seria maior”, afirmou uma das testemunhas.


Denúncia


Moradores da região afirmam que as chamas tiveram origem criminosa. O fogo teria sido ateado de propósito por pessoas que costumam caçar no local, mas nada foi comprovado até o momento. 


No final de 2014 outro acidente parecido destruiu a vegetação do morro da Barra que fica do outro lado da praia. Houve denúncias na época, mas nenhuma investigação foi feita. Desta vez a Polícia Ambiental também não apurou os fatos.


Danos ambientais


O morro atingido abriga a trilha que dá acesso à praia e é composto por Mata Atlântica e diversas espécies de aves, lagartos, cobras e até mamíferos, como pequenos felinos.


Segundo o biólogo Moisés Baraúna, o fogo não atinge apenas a flora nativa e os animais que se abrigam no local, mas toda uma cadeia alimentar é afetada. “Com certeza diversos ninhos foram destruídos, além do sério impacto na vegetação. Mas as consequências vão além disso e podem interferir na alimentação de animais que caçavam ou buscavam plantas e frutos para comer no local, desequilibrando a rotina de diversas espécies”, explica ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *