Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá cinema em Caraguá

Filme Zootopia será gratuito e vai passar no sábado (2); Também haverá programação em SS e Ilhabela

Filme Zootopia marca Dia  Mundial do Autismo (Foto: Divulgação)



O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece no próximo sábado (2), terá uma sessão de cinema especial em Caraguá. O filme de animação infantil Zootopia será exibido  às 10h, no cinema Centerplex do shopping Serramar para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de seus acompanhantes – familiares, amigos e profissionais da área


A chamada “Sessão Azul” acontece em homenagem a data e tem entrada gratuita, com direito a pipoca e refrigerante.. A exibição não terá as luzes apagadas por completo e o som será moderado para garantir o conforto por parte do público específico.


Segundo a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivy Monteiro Malerba, o objetivo é incentivar a participação social das famílias que, muitas vezes, deixam de realizar atividades cotidianas de lazer por causa do comportamento inerente aos autistas como, por exemplo, permanecer sentado por algumas horas em silêncio, de maneira concentrada, como é no cinema. Por isto, a sessão respeita este comportamento e propõe pequenas adaptações, como iluminação e som moderados.

Os ingressos são limitados e devem ser retirados na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Avenida Jorge Burihan, 10, Jardim Jaqueira, mediante cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Mais informações pelo telefone 3886-3050.


São Sebastião


A Câmara Municipal de São Sebastião também se mobilizou e vai promover um amplo debate sobre o tema.  O encontro será no sábado, a partir das 15h, e prevê uma série de palestras.


 O professor Lucelmo Lacerda fará uma palestra com o tema “Urgências para transformar São Sebastião em uma cidade acolhedora para os autistas”. Em seguida, a advogada Débora Trindade abordará o tema “Direito dos Autistas e suas famílias”, tratando especialmente do apoio jurídico. Às 16h30, Thalita Ateyeh apresenta o Cinema para Todos – A Vento Forte e o projeto Vento Azul.



Encerrando a programação, uma paletra com a professora Eliane de Alcântara Teixeira, do Grupo de Pesquisas Educação e Inclusão (Unisa). O evento terá ainda a inauguração do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo, os lançamentos do curso “Introdução ao TEA”, “Projeto Vento Azul” e apoio jurídico para o TEA. 



O evento tem a organização do Instituto Nacional de Sociologia Aplicada e do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Inasa).


Ilhabela


Na cidade de Ilhabela també haverá homenagem à data. A Apae vai promover, na terça-feira (5), uma palestra com o tema: Autismo, um novo desafio. A apresentação será ministrada pela pediatra Heloiza Bazanelli Negrisoli e pela fonoaudióloga Gisela de Oliveira Bruder, a partir das 14h. 


A Apae de Ilhabela convida portadores do transtorno, familiares, profissionais e de mais interesados. O encontro acontece na biblioteca Nilce Signorini, na Barra Velha, e os presentes vão receber um certificado de participação.

TEA


O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. Recebe o nome de espectro porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leve a mais grave.

As pessoas com TEA têm dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos, de entender algumas formas de comportamentos não-verbais como expressões faciais, gestos físicos e contato visual.

O azul


A cor azul foi escolhida pela instituição Autism Speaks, nos EUA, que propôs o Dia Mundial do Autismo à ONU, em 2008, por ser a cor tradicionalmente usada pelos meninos, pois a incidência do autismo em homens é quatro vezes maior do que em meninas. Neste dia, todos usam azul em alusão a data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *