Denise Fraga interpreta Galileu em comédia no sábado e domingo

A comédia é baseada em obra de Bertolt Brecht e acontece em Caraguá

Denise Fraga interpreta Galileu em Caraguá (Foto: Divulgação)




A atriz Denise Fraga desembarca em Caraguá para apresentação de sua nova peça de teatro, Galileu Galilei. A artista incorpora o famoso cientista italiano com afiado humor e ironia neste sábado (16), às 21h, e domingo (17), às 19h, no teatro Mario Covas. 


O espetáculo é uma adaptação da obra “A Vida de Galilei”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956). Dirigida por Cibele Forjaz, a peça, eleita “Melhor Comédia 2015” pelo Prêmio Arte Qualidade de Teatro, vista por mais de 45 mil pessoas


O cientista Galielu defendeu a teoria do heliocentrismo (ideia de que o sol é o centro do universo e de que a Terra se move e gira em torno dele) no século XVII e teve que negar sua descoberta para não ser queimado pela Inquisição.  “Cada vez que eu lia o texto, um frisson invadia meu peito. A necessidade de me apoderar das palavras de um autor e dar comunicabilidade ao que parece encarcerado no papel é o que me move, me empurra pro palco. Quando vejo, já estou lá, tentando fazer voar tal ideia. Tomei coragem e resolvi ser Galileu”, diz Denise.


História


Em meados do ano 1.600, Galileu consegue construir um telescópio melhor que os existentes e explorar os céus como nunca antes haviam conseguido.  Com os satélites de Júpiter, ele finalmente comprovaria a doutrina de Copérnico de que a Terra não é o centro do universo. Galileu passa a defender e a propagar esta ideia, apesar de saber que ela era contrária ao dogma da Igreja. Entretanto, este cientista genial, movido por uma nova verdade, vê os senhores do poder estabelecido se negarem à obviedade dos fatos. 


Em 1609, em pleno movimento da Contra Reforma, a nova ideia ameaçava convenientes estruturas de poder. O pensador foi perseguido pela Santa Inquisição, processado e ameaçado de tortura, foi obrigado a negar suas ideias publicamente. Somente em 1992, mais de três séculos após a sua morte, a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiu pela sua absolvição.


Peça


Peça acontece neste fim de semana (Foto: Divulgação)

Brecht redesenha a história de Galielu e coloca em xeque o herói, seu significado social, a discutível necessidade de sua existência numa sociedade que compromete sua liberdade em seus inevitáveis jogos de poder. 


O espetáculo desvenda o fazer teatral diante do público, com atores que manipulam o cenário e fazem a contrarregragem totalmente disponíveis artisticamente para contar a história que Brecht reinventou, trazendo à cena uma profusão de formas, conceitos, parodias grotescas, cenas pungentes, emoção e muito riso, um estranhamento carnavalizado com a intenção de, talvez, criar um espetáculo genuinamente épico brasileiro. 


A trilha sonora de Lincoln Antônio e Théo Werneck cria novas canções, ambientes sonoros e reinventa músicas originais de Hanns Eisler para a obra. Márcio Medina cria um interessante espaço cenográfico valorizando as inúmeras analogias ao movimento circular sugerido pelo texto. Os figurinos de Marina Reis passam pela Renascença chegando até o futuro próximo, ora identificando épocas, ora sugerindo a atemporalidade das questões e, finalmente, a luz de Wagner Antônio contribui para criação de climas e espacialização, valorizando a ótica e a luz tão estudadas por Galileu.


O cientista é uma profunda e divertida reflexão sobre o que somos, o que viramos, o quanto abandonamos de nós, a luta de classes, o “ser mandado” e “ser patrão”, a tirania do poder econômico, as liberdades de escolha e o preço a pagar por elas. “O que eu espero é divertir as pessoas com um espetáculo festivo e fazê-las sair do teatro pensando em qual será a nossa alternativa para escapar desta areia movediça. Reiterar a fé na ideia de que o conhecimento e a razão humana ainda são os melhores instrumentos de luta contra a repressão, a injustiça, a miséria e o único caminho possível para o avanço social” – conclui Denise. 


Os ingressos custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada e podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria do Teatro Mario Covas, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e no fim de semana, a partir das 14h. Clientes Bradesco, estudantes, aposentados com mais de 60 anos de idade, funcionários públicos de Caraguá e professores pagam meia. O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá, e a classificação é de 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *