VIII Festival Gastronômico Sabor Caiçara movimenta Ubatuba

Festival traz pratos com pescados e ingredientes 100% da cidade e resultado de cultivo sustentável
(Foto: Divulgação)


Restaurantes, bares, quiosques, cafés e padarias de Ubatuba estão com um cardápio diferenciado durante o VIII Festival Gastronômico Sabor Caiçara, que teve início no dia 14 e segue até dia 30 de agosto. Um dos objetivos do evento é oferecer pescados frescos e ingredientes 100% locais resultado do cultivo sustentável.

O Sabor Caiçara é uma realização da parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a WWF-Brasil (ONG Brasileira focada na conservação da natureza), e é uma continuidade ao projeto “Do Mar à Mesa”, que esteve entre as atividades do 10º Festival Gastronômico Brasil Sabor (realizado em maio nas quatro cidades do Litoral Norte Paulista, na cidade carioca de Paraty e na capital).

Segundo os organizadores, outro objetivo do Sabor Caiçara é a valorização da pesca tradicional do litoral paulista, realizada em pequena escala. A proposta é a de criar uma conexão direta entre o pescador sustentável e os chefs dos estabelecimentos que, além de poder trabalhar com produtos frescos, contribuirá com o controle dos pescados que estejam a caminho da extinção.

Durante o festival, cada estabelecimento inclui pratos com pescados oriundos da pesca artesanal, de cerco, da maricultura e que não estejam em processo de extinção, além de receitas com ingredientes tradicionalmente caiçara, como a mandioca, farinhas, gengibre, juçara, banana, entre outros produtos encontrados na região. O cardápio precisa ter também preço acessível e promocional.
O Festival conta com a parceria da Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) e da Fundação de Arte e Cultura (Fundart). Procure os estabelecimentos identificados com o banner do festival e aprecie o Sabor Caiçara. Para mais informações clique aqui e acesse a página do festival no Facebook.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *