Ilhabela tem Noite do Chorinho no Dia dos Namorados

Duas bandas de choro se apresentarão na Vila nesta sexta-feira
Dupla Proveta e Penezzi (Foto: Stela Handa/ Divulgação)
Os casais de Ilhabela poderão aproveitar o Dia dos Namorados ao som de diversas bandas de chorinho. O evento acontece na sexta-feira (12), a partir das 21h, na Praça das Bandeira, na Vila.
A Noite do Chorinho contará com a apresentação musical “Chorinho Brasileiro” do instrumentista Beto Di Franco e, em seguida, o show fica por conta da dupla Proveta e Penezzi, uma das principais referência do estilo no cenário nacional. O encontro é patrocinado pela prefeitura da cidade e promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).
Choro brasileiro
O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro. O nome “Choro” veio do caráter plangente e choroso da música que esses pequenos conjuntos faziam.
A composição instrumental original de chorões girava em torno de um trio formado por flauta, instrumento que fazia os solos; violão, que fazia o acompanhamento como se fosse um contrabaixo – os músicos da época chamavam esse acompanhamento grave de “baixaria”; e cavaquinho, que fazia o acompanhamento mais harmônico, com acordes e variações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *