6 dicas para fazer um luau e aproveitar a praia até mesmo no inverno

Confira seis dicas para fazer um luau até mesmo no inverno e esquentar o final de semana com a sua galera!



Por Alexander Cesar
Com a chegada do inverno, uma das opções mais prestigiadas no Litoral Norte de São Paulo é o luau. As praias da região são cenários perfeitos para quem procura diversão, natureza e uma fogueira quentinha. Mas você sabe organizar um luau? Não se preocupe a equipe do Jornal Online Nova Imprensa separou algumas dicas para o seu luau ficar perfeito e combinar com o inverno típico dessa época do ano. Vamos lá?





1) Tempo

O primeiro passo para o sucesso do seu luau é a escolha da data. A festa tem que ser perfeita, e para isso é preciso buscar no calendário e consultar a meteorologia do dia para que tenha o céu limpo e bem estrelado. De preferência a lua cheia e sem previsão de chuva.

2) Local

É importante frisar que a decoração de um luau deve privilegiar a natureza. A escolha de uma praia bonita, tranquila e de areia firme pode facilitar na hora de planejar o cenário do evento. Pesquise antes para saber se o local é seguro. Os organizadores também precisam conseguir uma autorização da prefeitura para legalizar o evento.

3) Decoração

Os luaus mais tradicionais contam com a distribuição de velas para deixar o ambiente mais iluminado e aconchegante. Normalmente o vento próximo à praia é mais forte, por isso você deve usar recipientes de vidro como copos ou potes para colocar as velas dentro e não permitir que o vento as apaguem, ou cavar buracos na areia para que as velas não fiquem expostas a ventania. Outra opção é a utilização de tochas postas em bambus para demarcar o espaço e fazer a entrada para os convidados.  

Para valorizar o ambiente natural você pode espalhar pétalas de rosas e outros tipos de flores pelo ambiente. Isso aproxima os convidados e deixa o local harmonioso e colorido.
Uma tenda pode ser instalada na praia para apresentação de um show ou para deixar os ‘comes e bebes’ que serão servido para os convidados. É possível fazer uma tenda com alguns pedaços de paus e uma lona de tecido. Amarre bem para o tecido não voar.

4) Banquete

Luau sem comida não é luau. O banquete ideal para este tipo de evento são frutas tropicais como abacaxi, melancia, amora, morango, kiwi, entre outros. Espalhe algumas folhas de bananeira sobre a mesa e coloque por cima os alimentos que podem estar em vasilhas ou pratos. Lembre-se que a regra é ser natural.

Para as bebidas, o ideal é servir coquetéis de frutas, água de coco, cervejas, caipirinhas, entre outros. O importante é agradar!

Além das frutas e das bebidas, uma boa opção são peixes. Vale a pena improvisar uma pequena churrasqueira, que pode ser feita com blocos de cimento ou até mesmo aquelas mais modernas movidas a gás. O mais legal é servir um peixe grelhado na hora e deixar o banquete ainda mais completo.

5) Música

Vale todos os estilos musicais na hora de fazer o seu luau, tudo depende do grupo de amigos que você irá convidar e escolher a playlist que mais agrará os convidados. No entanto, é comum que apareça alguém tocando violão, os amigos em volta da fogueira cantando em coro as músicas preferidas da galera. Há também quem prefira reggae, MPB e até música eletrônica. O importante é fazer todo mundo dançar.

6) Praias

Algumas praias no Litoral Norte de São Paulo são perfeitas para realizar um luau e ninguém colocar defeito. Em Caraguá, você pode ir na praia do Centro, Indaiá, Praia das Palmeiras, Martin de Sá e Massaguaçú, mas há muitas outras. Em São Sebastião, os locais preferidos são a praia do bairro São Francisco, Arrastão, a praia do Pier da Figueira, Maresias, Boiçucanga, entre outras.

Já em Ilhabela, as mais atraentes para um lual são; praia da Feiticeira, Saco da Capela, Castelhanos, Bonete, Curral, Veloso e outras. Ubatuba conta com a praia da Enseada, Caçandoquinha, Barra Seca, Brava do Sul e tantas outras que com certeza fará seu lual ser um sucesso.



Agora que você já sabe como fazer o luau perfeito, use toda sua criatividade e arrase na festa. Convide seus amigos, capriche na decoração e aproveite os prazeres que só um luau na praia pode oferecer. Ah, e não se esqueça de tirar muitas fotos e postar nas redes sociais utilizando a hashtag #MeuLuauNoLitoral. O Jornal Online Nova Imprensa irá publicar as fotos mais legais que utilizarem a hashtag na nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *