Ibope revela que 66% da população quer controle de acesso de turistas

O número aumentou em 7% e a pesquisa indica maior preocupação em relação às questões ambientais

População quer controle de acesso à ilha (Foto: Ibope)



Por Daniela Malara Rossi

Uma pesquisa de percepção cidadã, realizada pelo Ibope, indica que a maioria da população ilhéu está a favor da criação de um mecanismo de controle de acesso em Ilhabela. O número de moradores que acham que a entrada de visitantes deveria ser controlada saltou de 59% para 66%, o que indica um crescimento de 7%. 

Entre os que acreditam que a entrada de visitantes deve ficar como está, o número é de 32%, 7% menor do que no estudo anterior, quando 39% considerava positiva a entrada de turistas sem restrições.

A análise indicou também que a maior parte das pessoas ainda considera a cidade preservada, mas houve uma queda de 9% entre os que tem essa opinião. A pergunta sobre quem considera a ‘natureza bastante preservada’ foi feita aos moradores e 62% respondeu afirmativamente. Na última pesquisa o índice de entrevistados que considerava o arquipélago bem preservado era de 71%.

Márcia Cavalari, CEO do Ibope e responsável pelo estudo, afirmou que a última pesquisa indicou uma preocupação maior com o que diz respeito à proteção do meio ambiente. “As pessoas estão mais críticas sobre a preservação da natureza, o que se nota, especialmente, pela favorabilidade a ações relacionadas ao tema. Porém, a maioria da população ainda considera a ilha bem preservada”, analisa ela.

A pesquisa é realizada a cada dois anos e encomendada pelo Instituto Ilhabela Sustentável. As entrevistas ocorreram entre os dias primeiro e cinco de novembro de 2014 com 406 habitantes de Ilhabela, acima dos 16 anos. Para verificar o estudo na íntegra, acesse o site: http://www.nossailhamaisbela.org.br/noticias/509.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *