Defesa Civil e Dersa alertam a população do Litoral Norte para previsão de ocorrências de temporais com fortes ventos e ressaca em razão da chegada de uma frente fria, entre hoje (19/3) e quinta-feira (21/3).
Segundo a Defesa Civil do Estado, na região a chuva deve ser superior a 100 milímetros, ou seja, 100 litros de água por metro quadrado.
A orientação é que as pessoas não atravessem vias alagadas, observem surgimento de alterações no terreno e moradia como trincas e fissuras. Em caso de emergência acionem a Defesa Civil pelo telefone 199.
Lembrando que em São Sebastião há um trecho da Rodovia Rio-Santos (SP-55), na altura do KM 115+800 entre Cigarras e Enseada que está em obras e os motoristas seguem em sistema de Pare e Siga.
No local, houve deslizamento de parte do acostamento e a Sabesp faz obra emergencial para trocar de lugar a adutora de água que abastece cerca de 30 mil pessoas e corre risco de desabar.
Na Rodovia dos Tamoios, o usuário deve ficar atento que em caso de chuvas acima dos 100 milímetros por mais de 72 horas no trecho de serra o tráfego é interrompido.
A Dersa orienta que os usuários do sistema de travessia entre São Sebastião e Ilhabela programem a viagem antecipadamente e acompanhem as informações por seus canais: site www.dersa.sp.gov.br; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e aplicativo Travessias, disponível gratuitamente pelo Google Play.
No caso de ventos acima de 21 nós (38 quilômetros por horas) a travessia de balsa é interrompida por conta da segurança à navegabilidade.
A Marinha do Brasil alerta os navegantes para caso de tempestade, ressaca não saia para o mar.