Marinha alerta para ondas de 3 metros e ressaca no Litoral Norte

A passagem de uma intensa frente fria pela região Sudeste do país trouxe mudanças bruscas nas condições oceânicas para o início desta semana. Segundo informações divulgadas pela Marinha do Brasil, a faixa litorânea que se estende de Ilhabela até Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, entrou em alerta para ressaca na manhã desta segunda-feira (11/05) até quarta-feira (13).

De acordo com o monitoramento da Diretoria de Hidrografia e Navegação, a agitação marítima vai elevar significativamente o nível do mar, podendo registrar ondas gigantes de até 3 metros de altura, impulsionadas por ventos contínuos de sudoeste e sul.

A previsão indica que a instabilidade das águas continuará gerando um cenário de risco severo para navegação de embarcações de pequeno e médio porte em toda essa faixa da costa.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y.

Durante este período crítico, a recomendação dos órgãos competentes é de atenção máxima e cautela redobrada no mar para moradores, turistas e trabalhadores.

A instituição militar fez questão de reforçar o apelo para que pescadores artesanais, surfistas, praticantes de outros esportes aquáticos e tripulações comerciais suspendam suas rotinas em mar aberto.

Para evitar acidentes e naufrágios, a orientação prioritária é que ninguém inicie atividades na água sem antes consultar as últimas atualizações dos boletins e avisos meteorológicos emitidos pelos canais oficiais do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *