Morre Mestre Jupyra, referência da cultura caiçara e primeiro Mestre Artesão de Caraguatatuba

A cultura do Litoral Norte sofreu uma perda significativa nesta quarta-feira (28/1). Morreu Francisco Juliano Junqueira, popularmente conhecido como Mestre Jupyra, um dos mais importantes nomes do artesanato de Caraguatatuba.

O artista, que estava internado no Hospital Regional do Litoral Norte para tratar uma infecção no pâncreas, não resistiu às complicações da doença.

Membro de uma família tradicional caiçara, Jupyra dedicou mais de 25 anos de sua vida à arte, tornando-se uma figura central na preservação e propagação da identidade regional. Seu reconhecimento profissional atingiu o ápice quando se tornou o primeiro artesão do município a conquistar a Carteira Nacional de Mestre Artesão, certificação concedida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

 

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

 

Em sua oficina, situada no Sítio Estrela Azul, no bairro Perequê-Mirim, Jupyra transformava madeira de demolição em peças únicas. Ele era um defensor do reaproveitamento desse material, não apenas pela sustentabilidade, mas pela qualidade e durabilidade que a madeira antiga oferecia.

Além do entalhe em madeira, o mestre nutria uma paixão particular pelo trabalho com metal. Ele costumava classificar essas criações como seus tesouros, definindo-as como obras de caráter mais poético e menos comercial. Seu talento lhe rendeu prêmios e garantiu sua participação em feiras e exposições municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Francisco Juliano Junqueira era divorciado e deixa duas filhas, de 10 e 11 anos.

As despedidas ocorrem nesta quinta-feira (29) no Cemitério Municipal de Caraguatatuba, no bairro Indaiá, onde o velório será realizado até as 16h, seguido pelo sepultamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *