Um dos símbolos da história de Caraguatatuba, o Obelisco foi alvo de um crime. A placa de identificação do Obelisco, monumento situado na Praça Dr. Cândido Motta, a Praça do Coreto, foi arrancada e furtada durante a madrugada de terça-feira (13).
O furto foi considerado como um atentado contra o patrimônio histórico e cultural do município e a descaracterização do Obelisco gerou revolta nas autoridades locais.
O caso já está sob investigação da Polícia Civil, registrado como furto qualificado e dano a bem de valor artístico e histórico. A principal aposta para chegar aos autores são as câmeras de monitoramento.
A Prefeitura pede também a colaboração da comunidade. Por ser um item único e de fácil identificação, qualquer informação sobre o paradeiro da placa pode ser crucial. Denúncias anônimas podem ser feitas diretamente à Polícia Civil ou pelo telefone 190.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
As imagens captadas pelo Centro de Operações Inteligentes (COI), que vigia a região central, já foram extraídas e entregues aos investigadores. A polícia trabalha agora para identificar os rostos dos envolvidos e o trajeto de fuga.
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) emitiu um alerta urgente aos comerciantes de sucata e ferros-velhos da região. O furto de bronze geralmente tem como destino a venda ilegal por peso.
O órgão reforça que a comercialização, aquisição ou ocultação de peças de origem ilícita configura crime de receptação. Quem for flagrado com a placa responderá criminalmente, mesmo que não tenha participado do furto.



