Os índices de criminalidade em Caraguatatuba estão caindo. Isso é o que apontam os dados consolidados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). O município registrou, em 2025, o menor número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, desde 2001.
No comparativo direto entre os dois últimos anos, 2024 contabilizou 29 mortes violentas, o ano de 2025 fechou com 16 casos. A variação representa uma diminuição de quase 50% na letalidade intencional no município.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Segundo a Delegacia Sede de Caraguatatuba, a queda nos índices é acompanhada por uma alta eficiência nas investigações. Dos 16 inquéritos de homicídio abertos em 2025, 14 já foram esclarecidos, o que confere à Polícia Civil uma taxa de 90% de resolutividade.
As investigações resultaram não apenas na identificação dos autores, mas em prisões de suspeitos, apreensão de armas de fogo e retirada de entorpecentes de circulação.
Todos os inquéritos concluídos foram encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para o processo penal dos acusados.
Recorte específico de Caraguatatuba
As autoridades de segurança fazem uma ressalva importante para a interpretação dos dados: os números referem-se exclusivamente aos homicídios dolosos consumados.
Vale lembrar que a estatística não engloba crimes patrimoniais como furtos e roubos, tráfico de drogas ou latrocínios (roubo seguido de morte), que possuem métricas separadas.
No entanto, a Polícia Civil reforça que manteve atuação constante também nessas frentes, com diversos inquéritos de estelionato, lesão corporal e tráfico concluídos e remetidos à Justiça no mesmo período.

