A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, alerta aos moradores e turistas para o risco de contrair leptospirose após o contato com a água de alagamentos decorrente das fortes chuvas registradas nesta terça-feira (16). Além dos pontos de enchente, a tempestade deixou dois mortos e mais de 120 pessoas desabrigadas na cidade.
Caraguatatuba, em alinhamento com as diretrizes do Governo do Estado, lançou nesta semana uma campanha de conscientização para prevenir o avanço da leptospirose, doença infecciosa grave transmitida principalmente pela urina de roedores em águas de enchentes.
Com o solo encharcado e a possibilidade de alagamentos, o risco de contaminação cresce exponencialmente. A bactéria Leptospira sobrevive na água e na lama, penetrando no corpo humano através da pele (especialmente se houver ferimentos) ou pelas mucosas.
“A prevenção é o melhor caminho. O contato com a água de inundação nunca é seguro, por isso a proteção individual é indispensável”, alerta a Secretaria de Saúde.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Sintomas e diagnóstico
A Vigilância Epidemiológica destaca que os sintomas podem levar até 30 dias para se manifestar. Por serem semelhantes aos de uma gripe forte ou dengue, o paciente deve informar ao médico se teve contato recente com áreas alagadas.
Além disso, é importante ficar atento aos sinais como febre alta e dores de cabeça, dores intensas no corpo (especialmente na panturrilha), diarreia, vômitos e dor abdominal.
Guia de proteção: o que fazer em caso de alagamento
Para os moradores de áreas vulneráveis ou que precisam realizar a limpeza de residências após as chuvas, é recomendado um protocolo rigoroso de higiene, com o uso de botas e luvas de borracha. Caso não possua, sacos plásticos duplos podem ser usados para isolar pés e mãos.
Após qualquer exposição, lave a área do corpo com água e sabão abundante. Roupas utilizadas devem ser lavadas separadamente com água quente. Para limpar lama e superfícies atingidas, use a solução de 200 ml de água sanitária para cada 10 litros de água. Deixe o produto agir por, no mínimo, 15 minutos antes de enxaguar.
Também é fundamental descartar qualquer alimento, mesmo os embalados, que tenham tido contato direto com a água da enchente.




