Fortes chuvas deixam dois idosos mortos em Ilhabela

As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte na noite desta terça-feira (16) deixaram dois idosos mortos na cidade de Ilhabela. Uma das vítimas foi soterrada e a outra foi arrastada pela correnteza.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um muro que dividia dois terrenos na Barra Velha não suportou o grande volume de água e cedeu. A lama e os escombros atingiram um idoso de 78 anos, quando ele estava fechando o portão. A operação de buscas teve o auxílio de uma retroescavadeira e após cerca de duas horas de buscas, o corpo foi encontrado.

A segunda vítima tinha 84 anos. Morador do bairro do Reino, ele teve parte da sua casa danificada pela força da água, foi levado de dentro do imóvel pela enxurrada e não resistiu. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram as buscas pelo idoso, que foi encontrado morto embaixo do deck de uma casa vizinha.

Em diversos pontos da cidade, especialmente nos bairros Perequê e Barra Velha, quedas de árvores foram registradas e até carros foram arrastados pela enxurrada. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte dos estragos na cidade.

Famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas na casa de parentes e escolas públicas. O auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela está recebendo doações para as famílias atingidas pelas chuvas. O ponto de arrecadação fica na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê.

O município registrou 113 milímetros de chuva nas últimas 12 horas e 154 milímetros nas últimas 24 horas. A previsão meteorológica indica a permanência do tempo instável nas próximas horas, mantendo Ilhabela em estado de atenção. A orientação é que a população evite deslocamentos desnecessários durante períodos de chuva intensa. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (12) 3896-2802.

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos atuam na limpeza, desobstrução de vias e atendimento às ocorrências em toda a cidade. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e voluntários, segue mobilizada, monitorando todas as áreas de risco e prestando o suporte necessário à população.

Foram suspensas as atividades na UBS Barra Baixa e suspensão das aulas na Academia da Saúde do Perequê, Alto da Barra, Água Branca e Barra Baixa. O Centro de Referência Animal e a Nossa Farmácia no Perequê também estão fechados para atendimento ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *