A cidade de Ilhabela ficou último lugar no ranking de melhores estâncias turísticas do Estado de São Paulo, entre 78 municípios que compõem a lista. Ainda no Litoral Norte, Ubatuba despencou no ranqueamento, saindo da primeira colocação, conquistada em 2021, para a 69ª. São Sebastião configura na 17ª posição.
Por outro lado, Caraguatatuba lidera a lista, atrás apenas de Itanhaém, no litoral sul. O município subiu 13 posições. Em 2021, estava em 15º lugar. Também no litoral sul, a terceira posição ficou com Peruíbe, seguido de Atibaia, Tatuí, Botucatu, Praia Grande, Ribeirão Pires, Bragança Paulista e Jaú.
A nova classificação, divulgada pela Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, por meio do GAMT (Grupo de Análise dos Municípios Turísticos), é referente ao ano de 2024, e entrará em vigor a partir de 2026. A pontuação por município não foi divulgada pela pasta até o momento.
O levantamento acontece a cada três anos, criado por uma lei estadual de 2015. O processo de classificação, no entanto, ocorreu somente a partir de 2019, após a iniciativa ter sido arquivada no período da pandemia. São levados em consideração critérios, como infraestrutura, valorização do patrimônio cultural e qualificação dos serviços.



