Começa nesta quarta-feira (22), a Feira Literária e de Aventura de Ilhabela (FLAI) 2025, com atrações literárias, apresentações culturais e educacionais. Nesta edição, o evento ocupa dois espaços simultâneos: o Centro Cultural da Vila e a Praça das Bandeiras, onde estarão os estandes das editoras.
Nos estandes, o público poderá participar de atividades como clubes do livro, sessões de autógrafos, contações de histórias e oficinas práticas, além de iniciativas mediadas pelo Senac, parceiro institucional do evento.
A programação inicia com a abertura do Mural Colaborativo e receptivo com a Editora Senac, a partir das 20h. Haverá oficinas, vivências e bate-papos, voltados à hospedagem e culinária, com a confecção de bebidas sustentáveis e naturais.
Na quinta-feira (23), acontecem atividades culturais e educativas. Entre os destaques estão a vivência “Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs”, conduzida pelo Senac; o bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Priscila Siqueira; e o Clube do Livro, com leitura coletiva do conto “Para Clarice, com candura”, de Chico Buarque.
A sexta-feira (24) conta com encontros e performances artísticas, como o bate-papo com Zé Carlos sobre a cultura caiçara; a Batalha Slam, organizada pelo Coletivo Sereias do Hip-Hop de Ilhabela; e o bate-papo com sessão de autógrafos de Maristela Colucci, autora do livro “Villa Bella – Memória Iconográfica de uma Bela Ilha (1900–1980)”. O show do Quarteto de Viola Caipira de São Luiz do Paraitinga encerra a programação.
Entre as atividades do sábado (25) estão as oficinas de drinks e bebidas, bate-papos e atrações multiculturais que valorizam a arte, a literatura e a cultura popular. Os visitantes ainda podem participar da oficina de pintura “Cores Vivas – Laboratório de Experimentos com Pigmentos Naturais”, e ter uma vivência no cortejo pelas ruas da Vila, com a Congada Dona Luzia, de São Bento do Sapucaí. À noite, o público pode prestigiar o projeto Poesia na Canoa: Leitura de Poemas do Livro “A Primeira Coisa que Existiu: Poesia para Jovens Leitores”.
Para encerrar o evento, o domingo (26) será dedicado às famílias e crianças, com contações de histórias às 11h, 14h e 14h30, em um momento dedicado à imaginação, aprendizado e diversão para os pequenos leitores.
A FLAI é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhabela, realizada por meio da Secretaria de Cultura e Bibliotecas Municipais.
Programação
Quarta-feira (22)
20h – Abertura do Mural Colaborativo e receptivo com a Editora Senac
Quinta-feira (23)
9h – Vivência: Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) (Senac)
10h30 – Oficina: Bebidas Naturais com PANCs (Senac)
11h – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)
13h30 – Oficina: Alimentação Sustentável – Aproveitamento Integral dos Alimentos (Senac)
14h30 – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)
16h – Vivência: Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs (Senac)
16h30 – Bate-papo + Sessão de Autógrafos com Priscila Siqueira
17h30 – Quadrilha Teco Teco Biru Biru de Queluz (Multicultural)
18h – Clube do Livro: Leitura coletiva do conto “Para Clarice, com candura” de Chico Buarque
18h – Sementes de Hospitalidade: Bate-papo com alunos do curso Técnico em Hospedagem (Senac)
19h – Poesia na Canoa: Leitura de poemas de Adélia Prado (FLAI)
Sexta-feira (24)
9h – Vivência: Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs (Senac)
10h30 – Oficina: Decoração de Cupcake (Senac)
11h – Bate-papo com Zé Carlos sobre Caiçaras
15h – Oficina: Criando sua Soda Italiana (Senac)
15h – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)
16h – Vivência: Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs (Senac)
16h30 – Dança de São Gonçalo de Santo Antônio do Pinhal (Palco Principal – Multicultural)
17h – Clube do Livro da Livraria Canoa: Leitura Coletiva do Livro “Perigo de uma História Única”
17h – Batalha Slam da FLAI (Organização Coletivo Sereias do Hip-Hop Ilhabela)
18h – Oficina: Drinks com Café e Bate-papo com a Autora (Senac)
18h – Hip-hop de Potim (Multicultural)
19h – Bate-papo + Sessão de Autógrafos com Maristela Colucci
20h – Sianinhas de São Luiz do Paraitinga (Multicultural)
20h – Bate-papo + Sessão de Autógrafos com Marina de Vecchi Tira
21h – Oficina: Drinks de Hollywood (Senac)
21h30 – Quarteto de Viola Caipira de São Luiz do Paraitinga (Multicultural)
Sábado (25)
9h – Oficina de Pintura: Cores Vivas – Laboratório de Experimentos com Pigmentos Naturais (Senac)
10h30 – Oficina: Bebidas Naturais com PANCs (Senac)
11h – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos) com Helen Thisted
14h – Criando sua Soda Italiana (Senac)
14h30 – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)
15h – Cortejo pelas ruas da Vila – Congada Dona Luzia – São Bento do Sapucaí
16h – Clube do Livro: “Cartas de um Terapeuta para os Seus Momentos de Crise”, de Alexandre Coimbra Amaral
16h – Catieiros da Mantiqueira (Multicultural)
16h30 – Oficina: Drinks Tropicais (Senac)
17h – Bate-papo + Sessão de Autógrafos com Isabella Mezzadri
18h – Bate-papo com Autor (Senac)
18h – Congada Dona Luzia de São Bento do Sapucaí (Multicultural)
18h30 – Poesia na Canoa: Leitura de Poemas do Livro “A Primeira Coisa que Existiu: Poesia para Jovens Leitores”
Domingo (26)
11h – Contação de Histórias para Crianças (0 a 12 anos)
14h – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)
14h30 – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)