Tubarão ferido é resgatado e segue para reabilitação em Ubatuba

Nesta quinta-feira (9), moradores e turistas em Ubatuba se surpreenderam ao avistar um tubarão jovem e enfraquecido perto do Cais do Porto, no bairro do Itaguá. O animal, da espécie tubarão-mangona, foi localizado por uma equipe do Instituto Argonauta, após receber um chamado urgente.

O tubarão ainda respirava, mas apresentava sinais de fraqueza severa e dificuldades para nadar, indicando que havia passado por algum tipo de trauma ou exposição a atividades humanas, como pesca predatória. Por ser uma espécie ameaçada de extinção, seu resgate e possível recuperação ganham ainda mais importância na preservação do ecossistema marinho local.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

 

tubarão

Após uma avaliação rápida, a equipe transportou o animal até o Aquário de Ubatuba, onde especialistas monitoram sua condição na área de quarentena. O objetivo é garantir que ele receba os cuidados necessários para tentar uma possível recuperação.

Veterinários e biólogos trabalham com atenção especial, pois as chances de salvar o tubarão são pequenas, sobretudo devido a sinais de baixa oxigenação causados por ferimentos de pesca.

O diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo Neto, destacou a importância de ações como essa para a conservação das espécies marinhas e o combate à pesca predatória. “Estamos fazendo o possível para estabilizar o quadro do animal e oferecer as condições adequadas para sua recuperação. Cada vida salva representa um avanço na proteção dos nossos oceanos”, afirmou.

O episódio, segundo o Instituto, reacende o debate sobre a necessidade de proteger os tubarões, essenciais para equilíbrio do ambiente marinho, e reforça a urgência de ações que combatam a pesca predatória, uma das maiores ameaças a essas espécies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *