O Cineclube Confluências chega à sua segunda edição em São Sebastião com uma programação cultural diversificada. O projeto oferece oficinas gratuitas de fotografia e stop-motion, além de abrir seleção para curtas-metragens produzidos na cidade, que serão exibidos em sessões públicas em outubro. As inscrições para as oficinas e o envio de filmes já estão abertas e podem ser feitas online (links abaixo).
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
As oficinas são destinadas a pessoas a partir de 16 anos ou menores acompanhados de responsáveis. A oficina de fotografia, no dia 12 de setembro, das 14h às 18h, será no Espaço Cultural Batuíra, no bairro São Francisco. Conduzida pela fotógrafa Swell Nóbrega, a atividade abordará a fotografia como ‘corpo, memória e resistência.
Inscrições podem ser feitas aqui: https://forms.gle/xea5P5NFydrG3GuWA
Já a oficina de stop-motion, com o tema ‘Cinema de Reexistência: criação em Stop Motion’, será realizada em 19 de setembro, no mesmo horário, no Polo Cultural Boiçucanga. Ministrada pela cineasta Letícia Andra, responsável pelo projeto, a oficina utilizará elementos da natureza e materiais recicláveis para a criação de curtas. As produções finais das oficinas serão exibidas nas sessões do cineclube.
Link para inscrições: https://forms.gle/ZMJzWps3Qzqh5nnx7
Seleção de curtas-metragens
O Cineclube Confluências também busca curtas-metragens de até 15 minutos produzidos em São Sebastião. O tema central das exibições é ‘Cartografias do Invisível: Memórias, Resistências e Reexistências em São Sebastião’, e os filmes devem dialogar com temáticas decoloniais e memórias locais. O prazo para envio é até 20 de setembro.
As obras selecionadas serão exibidas em duas sessões públicas: 3 de outubro no Centro Cultural Batuíra e 10 de outubro na Concha Acústica da Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, ambas das 18h às 20h. Os realizadores receberão uma bolsa-auxílio de R$ 300 e participarão de rodas de conversa com o público.
“Queremos filmes que convoquem saberes ancestrais, práticas populares, narrativas periféricas e poéticas. Obras que costurem o tempo, bordem o território e convoquem o espectador a escutar o que foi silenciado”, explica Letícia. “É um movimento que segue percorrendo bairros periféricos e descentralizados, levando cinema, diálogo e memória”, completa Letícia.
O formulário para envio de filmes está disponível até 20 de setembro pelo link:https://forms.gle/RCG6Vo41bygeZ8MJ9
O projeto, realizado pela produtora Corpo Ancestral, homenageia o mestre quilombola Nêgo Bispo, que inspira a curadoria do cineclube a valorizar os saberes e as narrativas que resistem e reexistem no território.
Mestre quilombola, poeta da oralidade e articulador de saberes, ele acredita que “não é o território que pertence ao Estado, é o Estado que deveria pertencer ao território”. Sua obra inspira a curadoria do projeto, que busca deslocar o olhar da colonização para a confluência. “Ele nos convida a escutar o território, a valorizar os saberes que resistem e reexistem. Assim, nos inspira em toda a curadoria do projeto, e queremos que o público que venha aos eventos entenda essa potência e dialogue com essa narrativa”, finaliza Letícia.
Serviço:
Oficina de Fotografia – 12 de setembro
Data e horário: 12 de setembro, das 14h às 18h
Local: Espaço Cultural Batuíra – Rua Martins do Val, 70, bairro São Francisco, São Sebastião
Público: pessoas a partir de 16 anos, ou menores acompanhados de responsáveis
Inscrições até 10 de setembro pelo link: https://forms.gle/xea5P5NFydrG3GuWA
Oficina de Stop Motion – 19 de setembro
Data e horário: 19 de setembro, das 14h às 18h
Local: Polo Cultural Boiçucanga – Rua Henrique Tavares, 150, Boiçucanga
Público: pessoas a partir de 16 anos, ou menores acompanhados de responsáveis
Inscrições até 17 de setembro pelo link: https://forms.gle/ZMJzWps3Qzqh5nnx7
Seleção de Curtas-Metragens
Critérios: Até 15 minutos de duração – tema central é “Cartografias do Invisível: Memórias, Resistências e Reexistências em São Sebastião”. Filmes que abordem temáticas decoloniais, memórias locais, narrativas periféricas e estéticas insurgentes.
Prazo para envio: até 20 de setembro
Formulário de inscrição: https://forms.gle/RCG6Vo41bygeZ8MJ9
Bolsa-auxílio: Cada selecionado receberá R$ 300 para participação nas rodas de conversa.
Exibições em sessões públicas:
Dia 03 de outubro, Centro Cultural Batuíra (R. Martins do Val, 70 – São Francisco), 18h às 20h.
Dia 10 de outubro, Concha Acústica da Praça Por do Sol (Av. Walkir Vergani – Boiçucanga), 18h às 20h.