A nova Clínica de Hemodiálise de São Sebastião começa a funcionar na próxima segunda-feira (15), no Varadouro, região central. Com equipamentos modernos e equipe multiprofissional especializada, o espaço foi projetado para oferecer até 150 atendimentos diários e também está preparado para atender por convênio e particular, ampliando a assistência para turistas e familiares.
O tratamento de diálise é vital para pacientes com insuficiência renal, substituindo funções essenciais dos rins e permitindo que sobrevivam com mais conforto. Sem ele, ou sem um transplante, a doença é fatal.
Antes da inauguração, muitos pacientes tinham que viajar para outras cidades para realizar o tratamento. Sílvia Kamar, 62 anos, que há cinco anos enfrenta a rotina da hemodiálise disse que é muito difícil esse deslocamento. “A gente sofre não só fisicamente, mas emocionalmente. Hoje é um dia que vai mudar a vida de todos nós. É uma conquista que traz dignidade e esperança”, afirmou.

O prefeito Reinaldinho Moreira destacou o significado da conquista. “Essa clínica não é apenas um novo serviço de saúde, é o símbolo de que São Sebastião valoriza a vida. Sempre me angustiou ver pacientes saindo de Boraceia de madrugada e retornando só à tarde, exaustos. Hoje oferecemos proximidade, conforto e, acima de tudo, vida. Com equipamentos modernos e uma equipe qualificada, São Sebastião dá um passo histórico na saúde”.
O espaço recebeu o nome da munícipe Luzia Peixoto Gandra da Silva, que não resistiu às complicações da insuficiência renal, mas se tornou símbolo de luta e inspiração para que o serviço se tornasse realidade. O prefeito lembrou da trajetória da homenageada. “Dona Luzia foi inspiração para todos nós. Ela sonhou com esse dia, lutou ao nosso lado quando eu ainda era secretário de Saúde. Hoje, eternizamos seu nome como símbolo dessa conquista”.
O filho, Robson Gandra, emocionado, afirmou que “minha mãe estaria radiante com essa conquista. Ver o nome dela neste espaço é uma honra imensa e um reconhecimento da luta de tantos”.
Sob a coordenação do médico nefrologista Osvaldo Theodoro da Paz, a clínica inicia suas atividades com 25 atendimentos mensais, preparada para expandir gradativamente os serviços.
