Festival Citronela Doc exibe filmes que celebram a diversidade do Brasil

O Festival de Documentários de Ilhabela, Citronela Doc, chega à sua 5ª edição e promete “a  celebração da potência de vozes e imagens que retratam o Brasil”. O evento, com entrada gratuita, ocorre entre os dias 27 e 31 de agosto de 2025, no Esporte Clube Ilhabela e no Hostel da Vila, no Centro Histórico, e terá uma mostra on line entre 1º e 10 de setembro na plataforma Spcine Play.

A mostra, que busca “criar encontros entre realizadores, moradores e visitantes”, segundo a produtora executiva Lívia Razente, exibirá 37 filmes. A seleção inclui nove longas e 26 curtas de nove estados brasileiros, além de filmes produzidos no Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y


Destaques e novidades do Citronela Doc

 

A programação do festival se divide em mostras nacional e regional. A mostra nacional apresenta filmes que circularam por grandes festivais de cinema, muitos deles inéditos para o público do litoral paulista. Um dos destaques é o documentário ‘Ritas’ que, com material de arquivo e depoimentos, explora a vida e a carreira da cantora Rita Lee (1947-2023).

Outro filme elogiado é ‘Mambembe’, que venceu prêmios de melhor filme em festivais como o de Vitória e o FICA. A mostra também aborda as raízes indígenas e africanas do Brasil com títulos como ‘Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres Peixe’, que acompanha a luta do povo Mundurukuyü, no Pará, para defender seu território.

Já o curta “Sukande Kasáká | Terra Doente” mostra a luta do povo Khĩsêdjê contra a contaminação por agrotóxicos em suas terras. As produções ‘Alma Negra, do Quilombo ao Baile’ e ‘Salão de Baile: This is Ballroom’ mergulham na cultura afro-brasileira e na comunidade LGBTQIAPN+ do Rio de Janeiro, respectivamente.

Pela primeira vez, o Citronela Doc apresentará filmes com realidade estendida (XR), que utilizam tecnologias imersivas como realidade virtual. O público poderá vivenciar a experiência com dois filmes, ‘Human’ e ‘Toré Virtual’, usando dispositivos Oculus Quest 3. O evento também terá uma mostra exclusivamente online, com filmes do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

citronela doc

O festival também exibe sessões especiais, incluindo filmes de alunos da Escola Livre de Cinema Caiçara de São Sebastião. Entre eles, estão o curta de ficção e realidade ‘O Som da Maré’ e a animação ‘DÊsGRAÇAs’.

Ao todo, serão exibidos 37 filmes: nove longas-metragens e 26 curtas-metragens produzidos em 9 estados brasileiros e oito cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Inclusão e acessibilidade

A organização do festival informa que todos os filmes terão legenda descritiva e Libras, e os debates contarão com intérpretes da língua de sinais. Os locais dos eventos serão adaptados para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Para mais informações, a programação completa está aqui.

 

Serviço: 5º Citronela Doc

Data: 27 a 31 de agosto de 2025

Onde: Hostel da Vila (27 e 28/08) e Esporte Clube Ilhabela (29 a 31/08)

Entrada: Gratuita

Mostra online: 1º a 10 de setembro, na plataforma Spcine Play.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *