Bombeiros encerram operação de combate a incêndio no Morro do Chocolate

O incêndio que há 48 horas atingia o Morro do Chocolate, na Costa Norte de Caraguatatuba, foi extinto nesta quarta-feira (30), com a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros e do helicóptero Águia da Polícia Militar.

Mais de 43 mil litros de água foram lançados sobre a área. Embora a operação aérea tenha sido encerrada no final da tarde, a equipe informa que o trabalho de monitoramento continua.

A área atingida pelo incêndio é de preservação permanente, com uma extensão total aproximada de 144.719 metros quadrados. As autoridades informaram que retornarão ao local na quinta-feira (31) para verificar a necessidade de novo apoio aéreo e monitorar a situação.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

 

Águia no Morro do Chocolate

morro do chocolate

Por volta das 10h, a aeronave realizou um voo de reconhecimento para identificar os principais focos de incêndio. Em seguida, equipes de bombeiros iniciaram o combate por terra em pontos acessíveis, enquanto o helicóptero Águia começou o lançamento de água, que foi captada na Lagoa Azul, na praia do Capricórnio.

Os maiores focos estavam concentrados no Morro do Chocolate, mas a atuação se estendeu também aos bairros Capricórnio, Morro do Olaria e Martim de Sá. A estratégia de utilizar a Lagoa Azul como ponto de abastecimento otimizou o tempo das operações aéreas, permitindo que a aeronave realizasse 87 lançamentos, totalizando 43.500 litros de água despejados sobre as chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, até onde as equipes de solo conseguiram acessar, não há mais focos ativos, apenas brasas e fumaça. A equipe do helicóptero Águia regressou às 17h, e as equipes de solo estão sendo desmobilizadas neste momento.

Os bombeiros orientam a população a ligar imediatamente para o 193 caso observem qualquer novo foco de incêndio, informando a localização para agilizar o atendimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *