O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, decretou situação de emergência nesta terça-feira (29) para permitir resposta imediata aos danos provocados pelos ventos fortes que atingiram a cidade na segunda-feira (28). As rajadas, que chegaram a 85 km/h, causaram destelhamentos em casas, comércios, escolas, prédios públicos, quedas de árvores, interdições de vias e rompimento de fiações elétricas, o que deixou diversas regiões do município comprometidas.
O decreto tem vigência de 180 dias e autoriza a adoção de medidas emergenciais para reparos estruturais, assistência social e humanitária e solicitação de apoio financeiro e operacional de outras esferas de governo.
A partir da situação de emergência, o município pode agilizar processos para desobstruir vias, reconstruir equipamentos públicos danificados, restaurar a rede elétrica em conjunto com a concessionária EDP e prestar assistência direta às famílias atingidas, como o fornecimento de telhas e materiais de reparo para residências.
Segundo o prefeito, Mateus Silva, o foco é restabelecer rapidamente a normalidade e garantir segurança à população. “O decreto de emergência nos dá condições legais para acelerar a recuperação dos equipamentos públicos, reforçar a limpeza e prestar o auxílio necessário às famílias afetadas. Nosso compromisso é restabelecer a normalidade o quanto antes, com união de esforços das equipes municipais e apoio dos governos estadual e federal”, afirmou.
Paralelo a essa medida, o município retoma as aulas na rede municipal de ensino nesta quarta-feira (30). A suspensão das atividades foi para garantir a segurança dos alunos, além lidar com os danos causados pela ventania, como destelhamento, falta de luz e de internet.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a passagem do ciclone extratropical afastou a frente fria, mas trouxe uma massa de ar frio. A previsão indica um declínio nas temperaturas entre 29 de julho e 1º de agosto, com mínimas podendo variar entre 7°C e 8°C.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
A rede municipal de Caraguatatuba conta com 65 unidades de ensino distribuídas pela cidade. No entanto, três delas ainda não terão o retorno completo das atividades devido aos danos causados pelo temporal.
O Ciase “Wilson Francisco Valente”, localizado no bairro Sumaré, uma das regiões mais afetadas pelos fortes ventos, teve avarias no telhado e em diversas áreas internas. Por isso, as aulas do período integral da Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, que funciona no local, continuam suspensas.
A mesma situação ocorre na EMEI/EMEF Professor João Baptista Gardelin, no bairro Poiares, e na EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca. Ambas as unidades também sofreram danos significativos no telhado e em salas de aula, impedindo o retorno imediato das atividades.
Todas as atividades esportivas também serão retomadas normalmente nesta quarta-feira (30). A única exceção é a piscina do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), que passará por manutenção em sua cobertura e, por isso, terá suas atividades suspensas temporariamente.
Equipes da Secretaria de Esportes já iniciaram um processo de reestruturação nos espaços esportivos que foram danificados pela ventania, visando a rápida recuperação e segurança dos locais para os praticantes.
Em Ubatuba serviços essenciais estão prejudicados
A Prefeitura de Ubatuba está mobilizada em uma força-tarefa para amenizar os estragos causados pela forte ventania.
Nesta terça-feira (29), equipes da Ubalimp e da Secretaria de Infraestrutura atuaram em serviços de limpeza, como na Rua Felix Guisard, no Perequê-Açu. Funcionários da Elektro, com apoio do Ubaposte, estão empenhados para reestabelecer o fornecimento de energia elétrica nas áreas afetadas pela queda de árvores e postes.
Uma equipe da Secretaria de Obras foi vista na Praça 13 de Maio, realizando reparos na calçada que sofreu danos devido à queda de árvores.
A Defesa Civil do município tem distribuído suas equipes para diversas frentes de trabalho. Na manhã de hoje, uma delas foi enviada para a desobstrução no bairro da Casanga, que registrou grande número de árvores caídas. Desde segunda-feira, a Defesa Civil contabilizou 25 atendimentos já solucionados e tem mais 18 demandas em andamento, todas relacionadas aos efeitos do temporal.
As aulas da rede municipal de ensino permaneceram suspensas nesta terça-feira. A orientação para os gestores das unidades é que realizem vistorias detalhadas para levantar os danos e programar as providências necessárias para o retorno seguro dos alunos. As atividades das Escolinhas Municipais de Esportes também foram suspensas nesta terça-feira.
A falta persistente de energia elétrica causou o fechamento de diversas unidades de saúde em bairros como Itamambuca, Puruba, Camburi, Picinguaba, Ubatumirim e Almada, que permanecerão sem atendimento nesta terça-feira (29).
A Secretaria de Saúde informou que todos os atendimentos agendados para a data serão remarcados pelas equipes das unidades assim que a situação for normalizada, com previsão de retomada a partir de quarta-feira (30).