Ventos com rajadas superiores a 85 km/h prejudicaram a atuação do Corpo de Bombeiros em ocorrências de incêndio no Litoral Norte, entre a madrugada de segunda-feira (28) e esta terça-feira (29).
Em São Sebastião, uma casa foi completamente destruída pelo fogo na manhã de ontem, por volta das 11h, no bairro Morro do Abrigo. A residência, onde morava uma mulher com seus três filhos, uma menina de 9 anos, um menino de 6 anos e uma menina de 2, teve todos os pertences consumidos pelas chamas.
De acordo com relatos de vizinhos e moradores locais, as chamas foram contidas pela ação rápida e colaborativa dos vizinhos, que agiram antes da chegada do Corpo de Bombeiros, impedindo que a tragédia se alastrasse para outras residências. Apesar do controle, a família perdeu tudo o que tinha no imóvel.
A família, agora desabrigada, necessita de ajuda urgente da comunidade. Roupas, alimentos, móveis e outros itens básicos são bem-vindos para auxiliar na reconstrução da vida dessas quatro pessoas.
Doações podem ser feitas na rua Sebastião Barão, nº 30 – Morro do Abrigo, ou pelo pix: 443.018.648-06 (em nome da mãe, Thais).
Fogo em vegetação na Serra do Olaria, em Caraguatatuba
Em Caraguatatuba, um incêndio em vegetação na Serra do Olaria mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde de segunda-feira. As chamas, que tiveram início por volta das 12h30, se alastraram rapidamente pela encosta do morro, próximo a residências na altura do km 85 da Rodovia Rio-Santos (SP-55).
Inicialmente, o fogo atingiu uma área de 10 mil metros quadrados. O forte vento na região dificultou o trabalho dos bombeiros, que utilizaram quatro mil litros de água e abafadores para conter o avanço.
Mais tarde, focos de incêndio surgiram do outro lado da pista, próximo às residências em torno do Morro do Chocolate. As chamas se alastraram rapidamente por causa do forte vento e os bombeiros contaram com o auxílio da população local para controlar o fogo que oferecia riscos às casas próximas. A área atingida foi de aproximadamente 20 mil metros quadrados.
Apesar do controle, ainda há focos de incêndio em um lajeado de pedra de difícil acesso. Não houve registro de vítimas.
Ver essa foto no Instagram
Incêndio em restaurante no Perequê-Açu, em Ubatuba
Na noite de segunda-feira (28), por volta das 23h30, o Corpo de Bombeiros de Ubatuba foi acionado para conter um incêndio em um restaurante no bairro Perequê-Açu. O fogo, que gerou intensa fumaça e apreensão entre os moradores, foi rapidamente controlado pelas equipes.
As chamas atingiram uma área da cozinha de aproximadamente 9 metros quadrados. A ação rápida e eficiente dos bombeiros, que utilizaram mil litros de água para a completa extinção, impediu que o fogo se alastrasse para áreas próximas ou representasse risco às residências vizinhas. Ninguém ficou ferido na ocorrência, e as causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Situação nas cidades
O vento forte causou estragos em casas, comércios, escolas e prédios públicos, com queda de árvores, interdições de vias, rompimento de fiações elétricas e danos em imóveis.
Nesta manhã, equipes das prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba estão nas ruas, desde cedo, para retirada das árvores, limpeza e outros serviços. A Secretaria de Educação de Caraguatatuba informou que aulas estão suspensas em toda a rede municipal de ensino e as atividades esportivas também.
Segundo informações da concessionária EDP Bandeirantes, mais de 90% dos clientes afetados pela falta de energia já tiveram o fornecimento restabelecido até a manhã desta terça-feira (29).
A empresa informou que ainda atua em ocorrências mais complexas, principalmente onde houve queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica, o que exige reparos mais demorados.
One Reply to “Ventos agravam incêndios no Litoral Norte; Família perdeu tudo em São Sebastião”