Ubatuba tem Festival do Camarão com programação cultural e gastronômica 

Ubatuba recebe neste fim de semana a 30ª edição do tradicional Festival do Camarão, um evento que celebra a cultura caiçara, a gastronomia local e a tradição no cultivo e consumo do crustáceo. Realizado anualmente na comunidade da Praia da Almada, na região norte do município, o festival acontece também no Engenho.

O evento é um símbolo da identidade caiçara, promovendo a gastronomia baseada no camarão, estimulando o turismo e contribuindo para a geração de renda das famílias envolvidas.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

História e tradição do Camarão

Ubatuba possui uma forte tradição no cultivo e consumo de camarão, atividade que se mantém viva em comunidades como a da Almada. O crustáceo é o ingrediente central de diversos pratos preparados pelos restaurantes locais e o principal atrativo do festival.

A pesca de camarão é proibida entre janeiro e abril, período de defeso para garantir a reprodução e o equilíbrio ambiental. Com o fim dessa restrição, julho se torna o momento ideal para o festival, que reúne pratos com camarão de cultivo e pesca artesanal, valorizando os saberes e a produção das comunidades. Os visitantes podem saborear pratos típicos como bobó, moquecas, cuscuz e diversas porções.

O Festival do Camarão surgiu em 1995 para comemorar a farta safra de camarão branco do ano anterior, a partir de uma ideia dos moradores Hélio, Eleodoro e Otavio.

A primeira edição contou com o trabalho voluntário de 47 moradores da Almada, em uma ação coletiva que cresceu ao longo dos anos.

Programação

A programação de 2025 combina música, cultura e saberes tradicionais, com atrações que valorizam artistas locais e práticas da cultura caiçara.

Sexta-feira (25 de julho): O Duo Maré abre a programação musical às 13h, seguido pelo grupo Piseiro dos Meninos às 15h. À noite, as atrações principais incluem Banda Daring, Banda Panela e o show da banda Chimarruts, com sucessos como Do Lado de Cá e Versos Simples, subindo ao palco às 22h.

Sábado (26 de julho): Início das atividades formativas às 10h30 com uma oficina gastronômica sobre caldinho de camarão e PANC, com a arte-educadora Salete da Fundart. Às 13h, o mestre caiçara Alcides conduzirá uma oficina de cestaria tradicional. A programação musical da noite conta com Luana Camarah (ex-vocalista das bandas Turnê e Malta, participante de Superstar e The Voice), Banda Blue Stone (classic rock), Michel Rodrigues e a Banda Radioatividade de Ubatuba.

Domingo (27 de julho): O último dia começa cedo, às 9h, com a tradicional Corrida de Canoas, seguida por ações de educação ambiental do Museu da Vida Marinha e oficinas de reciclagem de papel com o Projeto Poiato. O dia inclui contações de histórias com o Projeto Meros do Brasil e apresentações de grupos tradicionais como Congada de Bastões de São Benedito, Fandango do Mestre Pedrinho, Fandango Caiçara de Ubatuba e Fandango Bacurau. Às 16h, haverá uma palestra sobre criação de camarão em cativeiro com o Instituto Aqualuz. O festival será encerrado às 20h30, com show da Banda Engrennagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *