A Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Ilhabela, anunciou um pacote de investimentos na ordem de R$ 250 milhões. Entre as ações previstas para os próximos três anos, está a construção de uma nova subestação de energia, mudanças estruturais e a adoção de tecnologias sustentáveis para modernizar o sistema elétrico da cidade.
O Prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), representantes da Elektro para alinhar detalhes do projeto. “As pessoas têm cobrado melhorias, e com razão”, afirmou ele.
De acordo com Ricardo Becker, gerente de processos de redes da Elektro, os investimentos em Ilhabela são pioneiros no Brasil. “As obras que faremos aqui são únicas em nível nacional, com um projeto desenhado especialmente para a cidade. Ele sustentará o crescimento das próximas décadas e mudará significativamente o atual serviço prestado”, prometeu o representante da concessionária.
Segundo o planejamento de investimentos, a construção de subestação de energia será fundamental para ampliar a capacidade de fornecimento e atender à crescente demanda local. A ampliação de sistemas elétricos passará de dois para oito, garantindo maior estabilidade e segurança no fornecimento. Já a troca de transformadores que utilizam óleo mineral por modelos “verdes”, a base de óleo vegetal, traz mais sustentabilidade para o sistema. Por fim, o projeto prevê o aterramento dos fios elétricos na Vila com objetivo de ampliar a segurança, estética e preservação do patrimônio histórico da região.
Além do prefeito de Ilhabela, participaram da reunião o vereador Leléco Augusto; a secretária adjunta de Habitação e Gestão Territorial, Joana Martinez; e Fernanda Arantes, gerente de grandes clientes da Elektro.