Um dos destino mais procurados nas férias de julho, o Litoral Norte oferece uma combinação diversificada de atividades turísticas. Durante a temporada, a região tem dias de sol e temperaturas amenas, criando o cenário ideal para explorar tanto as belezas naturais, quanto as opções de lazer que vão além das tradicionais praias.
As cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba oferecem uma atividades com opções culturais, esportes, aventura e ecoturismo. Além disso, para os apreciadores da boa mesa, a gastronomia regional promove uma experiência rica, explorando tanto pratos tradicionais caiçaras quanto contemporâneos.
Veja as principais atrações e eventos que estão previstos para acontecer em julho em cada cidade:
Caraguatatuba
A cidade terá eventos para todos os públicos, como: X-Terra (5 a 7 de julho), 19° Festival da Tainha e Pescados (4 a 7 de julho), Festival Dançar a Vida (8 a 14 de julho) e 25° Festival do Camarão (12 a 21 de julho).
Entre as atraçõesda maior cidade do LN, destacam-se pontos turísticos como: o Morro Santo Antônio, com 325 metros de altura, um destino conhecido pelos entusiastas do voo livre que oferece vista espetacular de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela; o novo Parque Natural do Juqueriquerê, localizado às margens do rio de mesmo nome, oferecendo torre de madeira para observação de aves, deck com vista e outras áreas verdes para atividades ao ar livre; e o Mirante do Camaroeiro, que integra um complexo turístico com mirante, farol, centro comercial e píer, oferecendo uma vista de 360 graus da cidade que é ideal para apreciar o pôr do sol.
“O mês de julho em Caraguatatuba geralmente é muito bom, com sol em grande parte dos dias e clima ameno. E, com grandes eventos que são realizados na cidade neste período, os turistas acabam vindo bastante”, afirma o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano.
São Sebastião
Em São Sebastião, a agenda de eventos da temporada de férias inclui: Festival do Camarão (4 a 9 de julho), Arraiá Caiçara (19 a 28 de julho) e 12º Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé (26 e 28 de julho).
Já entre os atrativos locais para os visitantes, destacam-se: o avistamento de baleias, que acontece principalmente no Canal de São Sebastião; o Espaço Vida Marinha, um centro de informações turísticas que promove o turismo sustentável, com destaque para passeios de observação de cetáceos e uma exposição educativa sobre a vida marinha; e a gastronomia caiçara, com pratos típicos como peixe seco e bolinho de taioba.
“São Sebastião oferece muitos eventos e atividades para todos os gostos e idades durante o mês de julho, especialmente pensadas para tornar as férias inesquecíveis. É um destino que encanta por suas belezas naturais, cultura rica e hospitalidade. Para os amantes da natureza, nossas praias deslumbrantes, como Maresias, Juquehy e Barra do Una, são perfeitas para um dia de sol e mar. Já para os que buscam cultura e história, o Centro Histórico é um convite para uma viagem no tempo, além da gastronomia com o melhor da culinária caiçara”, comenta a secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
Ilhabela
Os grandes atrativos para a temporada no arquipélago são: a 51ª Semana Internacional de Vela (18 a 27 de julho); as trilhas, como a do Pico do Baepi, no Parque Estadual de Ilhabela, e cachoeiras, como a da Friagem e dos Três Tombos; e a temporada de observação de baleias e golfinhos, que começou em junho e, agora, conta até com um novo centro turístico dedicado aos cetáceos na cidade.
“Nossa expectativa para o mês de julho é muito boa, de acordo com dados do nosso Observatório de Turismo, Ilhabela deve receber cerca de 150 mil visitantes. Além de ser mês de férias, Ilhabela tem muito mais que praias a oferecer. As jubartes já chegaram e, segundo o Projeto Baleia à Vista, até 19 de junho foram contabilizados 75 registros de jubartes contra 38 no mesmo período do mês passado. O clima ameno do inverno também é um convite para realizar diferentes atividades em nossas trilhas, como observação de aves, montanhismo, hiking e trekking. E, como todos já sabem, julho é o mês da Semana Internacional de Vela de Ilhabela; além das competições no mar, reservamos muitas atividades e shows no centro histórico para esse período”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Harry Finger.
Ubatuba
Em julho, Ubatuba conta com um calendário recheado de atrações, como: a 156º Festa do Divino Espírito Santo (11 a 21 de julho), e o 28º Festival do Camarão (25 a 28).
A Ilha Anchieta, que faz parte da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta, é ideal para um passeio de escuna ou lancha, ou um roteiro pelas ruínas e trilhas com mirantes e vistas imperdíveis, além de contar, desde outubro de 2023, com hostel e restaurante para ampliar a experiência; o Quilombo da Fazenda, que abriga cerca de 40 famílias em uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Estado de São Paulo, preservando sua cultura e memória quilombola por meio de rodas de conversas, trilhas agendadas e gastronomia típica; e a Trilha das 7 Praias, com 10 km de percurso, passando inclusive por uma comunidade tradicional caiçara.
“Ubatuba é um destino privilegiado com atrações para o ano todo. Agora no inverno, consideramos uma época ideal para quem procura férias em família, com clima bem agradável. Nosso município proporciona muitas atividades de ecoturismo em nossas trilhas, conviver e visitar nossas comunidades tradicionais, além dos nossos roteiros náuticos, eventos, entre muitas outras atrações, muita gastronomia, cultura, artesanato, meio ambiente etc.”, diz o secretário adjunto de Turismo de, Rodrigo Carlos Andrade Silva.
Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo e acesse maiores detalhes de cada município da região em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/.