Pelo segundo ano consecutivo, Ilhabela terá Carnaval em dobro. O evento será realizado em fevereiro (de 9 a 13) e em março (8 a 10), com uma programação recheada, que inclui desfiles das escolas de samba, blocos de enredo e de embalo, carnaval de rua e o tradicional Banho da Dorotéia.
Nos bastidores da folia que se aproxima, cerca de 150 profissionais estão envolvidos e empenhados para que tudo esteja perfeito quando chegar a hora de brilhar na Passarela do Samba.
“Os enredos e sambas já estão prontos. As escolas são guerreiras, muito dedicadas, fazem mágica nos 45 dias que antecedem o Carnaval”, disse o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (Leci), Cleber Biscassi.
Segundo ele, o mais importante é manter a cultura do Carnaval, que é, inclusive, Patrimônio Imaterial da cidade desde agosto do ano passado, quando foi aprovada a lei 1.610/2023 (que leva o nome de Fátima Aparecida de Jesus, ex-presidente e precursora de um grande legado da escola de samba Unidos de Padre Anchieta, pioneira do município, ainda ativa após 58 anos de tradição).
Tal reconhecimento garante a salvaguarda e proteção das práticas culturais de um povo, fortalecendo os laços identitários, o sentimento de pertencimento e a valorização de sua memória.
“A expectativa é que cerca de 200 pessoas desfilem em cada escola”, destacou Biscassi, que informou que os interessados em participar do desfile podem entrar em contato pelo do telefone (12) 99716-2601.
Ao todo, a festa popular envolve cerca de duas mil pessoas que atuam de forma direta ou indireta no período de preparação do desfile, gerando emprego e renda para artistas, músicos, dançarinos e artesãos.
Por que em dobro?
De acordo com o prefeito Antônio Colucci, o Carnaval em dobro vai permitir mais mobilidade para os moradores e turistas e menos transtornos, principalmente no Centro Histórico.
“Ilhabela já recebe muitos turistas nos dias do Carnaval oficial, é um destino muito cobiçado. Essa manifestação cultural tão importante gera impacto no trânsito, no comércio e mobiliza toda a cidade. Agora, fazendo após o Carnaval nacional, temos a chance de nos organizar melhor e ainda atrair turistas dispostos a apreciar nossas escolas de samba”, destacou o prefeito.
Fevereiro tem Carnaval
Na sexta-feira (9/2), às 20h30, Colucci realiza a abertura oficial do Carnaval 2024, com a entrega simbólica da chave da cidade para o Rei Momo na Passarela do Samba, na Vila. A atração musical fica por conta da Roda de Samba de Helinho do Pagode.
Às 22h, tem início o desfile dos blocos de embalo (Bloco da Camisinha, Bloco Recanto do Samba e Bloco do Lacras), que serão seguidos pela primeira noite do Baile de Rua (a partir da 1h), com o DJ Aquino.
No Carnaval de fevereiro, um dos destaques é o tradicional Banho da Dorotéia, que terá quatro edições este ano: No Portinho, na Praia Grande, no Perequê e na Vila.
A tradição nasceu há cerca de 60 anos com um pequeno grupo de amigos que se divertia em um dia de Carnaval com um mergulho no mar. Hoje, o Banho da Doroteia reúne diversos blocos que desfilam com fantasias de papel crepom e terminam colorindo o mar.
No sábado (10/2), a programação tem início às 14h, com o Banho da Dorotéia na Praça do Portinho (circuito do Coreto ao Píer), sul do arquipélago. Logo depois, o DJ Kwest anima os foliões.
Mais tarde, às 22h, mais desfiles de blocos de embalo na Passarela do Samba (Bloco Fazendo Arte, Bloco do Barrerinha, Bloco 100 Futuro). O Baile de Rua, às 13h, fica por conta do DJ Mariano.
No domingo (11/2), repeteco do Banho da Doroteia, desta vez na Praia Grande, sul da ilha, às 14h, ao som da banda Merluazul. O Dj Phill vem na sequência, às 15h30.
Na Vila, mais tarde, desfilam os blocos de embalo Globeleza, Piratas do Pitanga e Piratas do Portinho. Quem comanda o Baile de Rua nessa noite é o DJ Japs.
Na segunda-feira (12/2), o Banho da Dorotéia acontece no Perequê, às 14h, ao som da Banda Maurício Jara. O DJ Alex anima os foliões em seguida, às 15h30.
O Baile de Rua neste dia começa mais cedo, às 21h, com a Banda Maré Alta (21h30) e Don Dito (23h30). O DJ Star embala o Baile de Rua, a partir da 1h.
Na terça-feira de Carnaval (13/2) o Banho da Dorotéia será na Vila, às 14h. Irão ajudar a colorir o Centro Histórico: a Banda das Bonitas (14h), o Picolé de Cachaça (14h45), Velhos Marinheiros (15h30), Pé na Jaca (16h15), Tirando a Craca (17h) e DJ Negrito (17h45).
O último dia de Baile de Rua em Ilhabela será a partir das 21h, com o DJ Guilla.
Dose Dupla
No Carnaval de março, as cinco Escolas de Samba ilhabelenses e os blocos disputarão o título de campeões, cada um em sua categoria, entre os dias 8, 9 e 10 de março na Vila.
Na sexta-feira (8/3), o Carnaval será reaberto oficialmente às 20h30, novamente com a entrega da chave da cidade na Passarela do Samba.
Às 21h30 desfilam os blocos carnavalescos (22h – Bloco da Camisinha, 22h50 – Bloco Tim Malha, 23h40 – Bloco da Armação, 0h30 – Bloco do Pequeá, e 1h20 – Bloco do Morro). Após as 2h, é o DJ Mariano quem embala a folia.
O Desfile das Escolas de Samba está marcado para o sábado (9/3), a partir das 22h, na seguinte ordem 22h30 – Água na Boca, 23h40 – Unidos de Padre Anchieta, 0h50 – Mocidade Independente, 2h – Leões do Ita e 3h10 – Unidos do Garrafão.
A apuração do desfile está prevista para as 12h de domingo (10/3). As campeãs irão desfilar novamente mais tarde, a partir das 20h. Às 23h, DJ Aquino fecha o Carnaval em Dobro de Ilhabela.
Confira a programação completa do Carnaval em dobro aqui.