Uma criança de quatro anos se afogou na piscina de uma casa de veraneio em um condomínio na Praia do Lázaro, em Ubatuba. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (19). A menina foi no helicóptero Águia para o Pronto Socorro da Vila Industrial, na cidade de São José dos Campos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, no condomínio Pedra Verde, com o apoio do Suporte Avançado do Samu, quando chegaram na casa, a família já havia retirado a criança da piscina.
Entretanto, a menina estava em parada cardiorrespiratória, que foi revertida pelas equipes em atendimento. Então, o Águia conduziu a criança ao Pronto Socorro.
O Pronto Socorro não informou o estado de saúde da criança.
O Corpo de Bombeiros orienta, em casas com piscina:
- Em uma casa com crianças, nunca deixe brinquedos na beira da piscina. Além disso, deve-se cobrir totalmente ou cercá-la e ter o portão sempre trancado.
- A presença de crianças na piscina deve ter a supervisão de um adulto e preferencialmente com uso de coletes salva-vidas.
Em caso de afogamento:
- Acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. Chame o socorro imediatamente.
- Verifique os sinais de respiração. Se está sem respiração ou agoniza para respirar, deite a vítima de costas em uma superfície rígida. Inicie a massagem de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), técnica utilizada para reanimar vítimas de parada cardíaca. Essa é a forma mais efetiva para salvar a pessoa enquanto o socorro médico está chegando.
- Posicione seus braços estendidos, com os dedos entrelaçados no centro do tórax da vítima, entre os mamilos.
- Utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte. A manobra deve ser efetuada com frequência entre 100 e 120 compressões por minuto.
- Permita o retorno total da parede torácica da vítima.
- Não interrompa as manobras de de RCP até a chegada do socorro.