A partir deste sábado (20), moradores e turistas que visitam Ilhabela não têm mais obrigação de usar máscaras de proteção contra o coronavírus ao ar livre. O decreto assinado na sexta (19) pelo prefeito Antônio Colucci mantém a obrigatoriedade somente em ambientes fechados, repartições públicas, transportes públicos e em eventos ao ar livre com aglomeração de pessoas.
O documento também trata do passaporte vacinal, que será exigido no comércio da cidade, repartições públicas, casamentos, eventos esportivos, educacionais e culturais. Os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a solicitar dos frequentadores, quando do ingresso em seus espaços, a comprovação do esquema vacinal completo mediante a apresentação do comprovante de vacinação impresso ou da carteira de vacinação digital.
Segundo o prefeito, as situação da pandemia em Ilhabela permite o avanço. “As pessoas nas ruas já não tem usado as máscaras com a mesma frequência. Temos 92% da população vacinada com a primeira dose e mais de 82% com a segunda. Temos as menores taxas de mortalidade do Brasil e os índices de internação são muito baixos. Por isso decidimos por não exigir em áreas abertas. Por outro lado, vamos exigir a carteira de vacinação nos comércios. O cidadão tem o direito de não tomar a vacina, mas não pode colocar em risco outras pessoas. Por esses motivos, decidimos elaborar esse decreto”, disse Colucci.
O decreto municipal completo pode ser acessado aqui.