Moradores da Vila Pantanal, em Juquehy, costa sul de São Sebastião, realizaram manifestação à luz de velas, na noite de quarta-feira (7). Cerca de 50 famílias estão sem energia desde terça (6), quando a EDP retirou os postes do local.
No mesmo dia, um grupo foi à Câmara cobrar apoio dos vereadores. Em seguida, uma comissão se reuniu com o prefeito Felipe Augusto no Paço Municipal.
O vereador André Pierobon foi barrado pelo comandante da Guarda Municipal, André Maciel. Inconformado, Pierobon registrou o fato na delegacia. Já outros seis vereadores, aliados do prefeito, puderam entrar no gabinete.
Os moradores foram proibidos de gravar vídeo da reunião. Saíram de lá com a promessa de que uma equipe da Prefeitura iria ao local no dia seguinte analisar a situação, mas isso não ocorreu.
No Facebook, o prefeito publicou que “uma decisão judicial resultou no corte de energia”. A EDP, por sua vez, diz que retirou ligações clandestinas de área de risco, mas não confirma a informação de que haveria uma ordem judicial.
O Nova Imprensa teve acesso ao processo que envolve a Vila Pantanal e conferiu que a suposta ordem judicial, informada pelo prefeito, não existe.
Moradores indignados
Nas redes sociais, uma moradora da região fez um apelo, inconformada com a situação. Ela reclama que as crianças estão inquietas por falta de televisão e apontou ainda que no morro mora uma senhora com deficiência visual e um cadeirante, além de doentes acamados.
“Sem energia elétrica a situação fica bem complicada principalmente para eles. Nós queremos pagar pela energia elétrica, não estamos querendo de graça”, afirma. “Tudo o que tínhamos dentro da geladeira estragou, foi para o lixo. Precisamos de ajuda”.